Escrevi um artigo sobre a crise atual do Oriente Médio com vários fatos históricos do século XX e uma análise do conflito. Quem quiser ver o artigo completo é só clicar aqui.
Em resumo é o seguinte: Conto fatos desde 1917 e vou seguindo resumidamente até 2006 com a tomada do poder pelo Ramas. O Ramas derrotou a OLP nas urnas.
Existem radicais de ambos os lados, judeus e árabes, existem erros de ambos os lados, mas na verdade Israel é vítima de agressão no caso atual. O Ramas radicalizou com o fim do cessar fogo e preparava mais ofensiva. Israel quer destruir seu inimigo que é o Grupo Ramas e destruirá, pena que sangue inocente corre nas areias de Gaza.
A paz é desejada e necessária na região, uma parada na guerra, ou guerrilha que se inicia é vital, mas não podemos só cruxificar Israel. Se eles têm poderio militar e uma hegemonia na região nos indicadores sociais e econômicos é devido a liberdade, democracia e competência de seu povo.
As coisas iam bem até que radicais de ambos os lados figuraram como protagonistas da situação. Eles vivem disso, do sangue e da proliferação de ódio. Um lado não vive sem o outro. A primeira providência é tentar isolar estes grupos. O Ramas está liquidado e a população palestina vai se encarregar de enterrar politicamente o grupo, resta os judeus fazerem o mesmo do seu lado. Pena que um lado, na miséria e mazelas, na corrupção de lideranças vai pagar com sangue inocente de crianças e mulheres e mais cicatrizes serão abertas neste ciclo vicioso do inferno da guerra entre árabes e judeus.
2 comentários:
É isso q eu queria,um resumo simples e Direto...
Vlw...
eu adorei é tudo que eu precisava um resumo otimo completo simples e facil de entender.
Postar um comentário