quinta-feira, janeiro 01, 2009

A pauta política de 2009

Clique e veja - Escrevi em abril de 2008, tive 385 acessos neste artigo. Na verdade tenho outros artigos com muito mais acessos, o maior com 9.000 (modéstia as favas como dizemos aqui em Minas). Quem quiser ler mais artigos no Webartigo, clique e leia.

Vaticino sobre a tentativa que irão fazer para deixar Lula mais um tempo. Não sei se vão conseguir, mas a conversação começou! Terceiro mandato díficil, prorrogação e/ou coincidência das eleições (municipais com estaduais) é mais factível.

Lula está bem na aceitação popular, quase 80%, mas esta tentativa que não partirá dele e sempre terá sua negativa vai arrumar inimigos ferrenhos, a mídia principalmente.

Ele negará, dirá que não quer, que não vai, mas se o cavalo passar ele monta e pode ser bem capaz de articular esta coisa toda. Hoje vi uma notinha que fala de um jantar em Brasília com o Raul Castro, irmão do Fidel, e José Dirceu, na presença de Lula e mais a cúpula solta o verbo na questão de extensão do mandato, na verdade eles querem o terceiro.

Acho que não será fácil, mas tentarão, podem escrever.

Outra coisa que vai acontecer em 2009: Os candidatos de 2010 ( começa agora, em 2009, a corrida) vão começar a tomar rumo. Dilma (na verdade não acredito e Lula está soltando um "boi de piranha") Aécio (com sérias dificuldades no PSDB e não acho que trocará de partido) e Serra (favorito nas pesquisas iniciais de intenção de voto). Ciro Gomes corre por fora, mas na minha visão será o "cara" do Lula com influência de Eduardo Campos de Pernambuco. Lula não elegerá um "poste", ele sabe disso e a chance de problemas devido a crise mundial é grande e afetará a popularidade dele, pouco, mas afetará.

A eleição passará por Minas e o PT daqui com Pimentel e Aécio darão suas opiniões, mas como sempre, nós mineiros corremos a favor da correnteza.
Uma outra tese que ganhará ou não força e terá prazo para se consolidar: A criação de um terceiro mandato como fez Tancredo, o Partido Popular, e começou ai o fim da revolução de 64.
A história se repete? Pode ser, mas tem o "timing" de acontecer ou não.
Escrevam ai, em abril de 2008 falei no assunto, não sei se vão conseguir alguma coisa, mas a discussão começou.

Minha opinião? Sou contra um terceiro mandato ou ampliação deste, mas a coincidência das eleições traria muitas vantagens ao país, entre elas, talvez a principal, redução de "custos eleitorais" e consequentemente enfraquecimento do poder econômico nas eleições.

Na verdade sou a favor da reforma política e do voto distrital (tem chance se houver mesmo reforma política na onda da discussão de ampliação do mandato).
Para falar a verdade precisamos reformar muito mais coisas neste país.
Meu bisavô Francisco Coelho Duarte Badaró foi constituinte em 1989, primeira constituição republicana do Brasil e chamava estes homens, verdadeiros representantes do eleitor de
"celebridades de aldeia", mas com certeza bem melhores que os "deputados de enxurrada" de dinheiro, grifo meu.

Nenhum comentário: