BC reduz juro em 1,0 ponto, maior corte desde fim de 2003- Clique e leia.
Ainda somos campeões do planeta em juros. O Brasil demorou a entrar na correnteza mundial do rebaixamento de juros devido a crise e a estimativa de recessão. Menos mal, antes tarde do que nunca.
Acontece que o problema no Brasil NUNCA foi a taxa oficial, Selic, mas os SPREADS bancários cobrados pela máfia dos bancos. Os juros de cheque especial, de cartão de crédito continuam com dois dígitos ao mês na maioria dos bancos. Juros para crédito normal, descontos de duplicatas, CDC, etc., ainda estão na faixa de 3,5% a 5% am. ROUBO, sempre denunciei isso. Aposentados no crédito consignado pagam mais de 2,5%, as vezes até 4,5% am, sem riscos para os bancos. É ASSALTO aos velhinhos, já denunciei aqui várias vezes.
A máfia empresta com juros baixos a quem não precisa, e mesmo assim não são tão baixos. Como nós economistas falamos, ele te dá o guarda chuva, quando começa a chuva te pede de volta. Banco só empresta a quem tem dinheiro, toma de quem não tem. REPITO: NÃO SOU CONTRA LUCRO, SISTEMA FINANCEIRO,DERIVATIVO, LIBERDADE DE MERCADO.Sou contra os abusos, os roubos, assaltos que são praticados desde a década de 90 e nada, nenhuma voz para denunciar a máfia que opera no sistema nacional.
E dai que o BC segue a tendência e abaixa a taxa oficial? A súcia vai manter o spread com o argumento que a inadimplência é alta. Pelo amor de Deus, é dizer que a febre é responsável pela infecção!
O Brasil enfrenta uma fase de demissões e retração em alguns setores, esta taxa mais baixa é o remédio, mas no caso aqui não vai funcionar "by the book". O SPREAD cobrado pelos bancos é o PROBLEMA e continua sendo!
O remédio está correto, a dose e a prescrição estão erradas! CADEIA PARA A MÁFIA, ABAIXO OS SPREADS! Na verdade deveria começar pelos bancos oficiais CEF e BB. Porque eles não peitam o mercado e derrubam os SPREADS?
Nenhum comentário:
Postar um comentário