domingo, julho 15, 2018

As eleições em Minas Gerais - Julho de 2018- O que temos hoje?


Como já disse antes, quanto mais nos aproximamos da eleição, mais claras ficam as coisas e as tendências, onde o "chute" começa a se transformar em fatos concretos.
Ainda é cedo, muitas coisas podem mudar com certeza, mas hoje temos um cenário que descreverei aqui com informações e previsões.
Tive acesso a uma pesquisa qualitativa de junho, terceira semana. Foram 2200 entrevistas no estado todo, Margem de Erro 2,1% e Intervalo de Confiança: 95%.
Não posso revelar a fonte porque a pesquisa não foi registrada, mas é real e confável.


Algumas considerações:
  1. Para presidente Bolsonaro lidera com 19% e uma coisa impressionante, pasmem, quando apresentado como "candidato do Lula" sem menção de nome, aparece com 18,5% em empate com Bolsonaro. 
  2. 40% querendo anular ou votar branco ajuda quem tem rejeição. Portanto digo, não deixem de votar, se querem mudar as coisas votem. No menos pior, mas votem.
  3. No primeiro turno não os indicadores de Nulo-Branco- Abstenção devem ficar como nas eleições anteriores, ou seja, em torno de 30%, podendo aumentar um pouco mais.
  4. Rejeição ainda é o que pesa, a campanha não começou.
  5. Os mais conhecidos, Anastasia e Pimentel, ambos com rejeição alta terão dificuldades para crescer.
  6. Márcio Lacerda pode crescer, mas deve abandonar a corrida para ser candidato a Vice, na Chapa de Ciro Gomes. Tudo indica.
  7. Rodrigo Pacheco tem grande potencial de crescimento por ser conhecido por somente 20% dos eleitores e ter rejeição baixa de 7%.
  8. Posso apostar que em próxima pesquisa Rodrigo Pacheco apresentará um crescimento expressivo. Anotem ai.
  9. Josué Alencar, que não coloquei ai porque não deve ser candidato tem grande potencial eleitora, para o Senado e o Governo.
  10. Outro que tem baixa rejeição e grande desconhecimento do eleitor é Romeu Zema.
  11. Vou explicar porque coloquei estes ai: Porque serão os protagonistas. Rodrigo Pacheco se analisado pela intenção somente nos que o conhecem, ele bate todos os concorrente. É uma forma de olhar estes números.
  12. Aécio terá problemas se for mesmo candidato ao Senado Federal, a rejeição dele é de 77%. Na eleição para o Senado, por ter duas vagas, fica arrefecida a rejeição, mas o problema dele não é só este. Outros candidatos estão no seu vácuo, entre eles o Carlos Magno, jornalista da Record.
  13. Aécio pode ser um fardo enorme para Anastasia se ele insistir em concorrer, e até ontem a informação é de que será cando ao SF.
  14. Dilma lidera para o SF, mas tem alta rejeição e risco de ter impugnada sua candidatura. O "fatiamento" do impeachment foi ilegal e inconstitucional e haverá demanda jurídica na tese.
  15. As convenções deverão estar finalizadas até dia 05 e dia 15 de agosto começa a campanha. Lá saberemos de fato quem serão as chapas, apesar de que executivas podem mudar isso no caminho até a eleição. O registro dos candidatos deve ser feito até dia 15.
  16. O MDB briga entre si e a destituição do Diretório Estadual coloca em riscos a candidatura até dos deputados. A judicialização desta questão e o prazo curto podem causar um grande problema ao partido que não se define com quem quer coligar. Se não houver a convenção e os procedimentos legais de registros de chapas, etc. O MDB está fora. Esta medida de rebelião da bancada, foi um tiro no pé, na minha visão.
  17. O PT, PSDB e MDB estão marcados e perderão muitos eleitores, as legendas assustam, aliás os políticos estão queimados mas não acho que haverá renovação na Câmara do Deputados maior do que o histórico, em torno de 30%.
  18. Já para o SF e os Governos, teremos muitas surpresas e grande renovação.
  19. O dinheiro diminui, mas ainda será determinante na campanha.
  20. As redes sociais terão papel relevante, principalmente nas grandes cidades, mas mesmo no interior terão papel relevante. Se bem usadas pode ajudar muito, mas na minha visão, serão ferramentas de desconstrução de candidatos. Ou seja, quem tem rabo logo e preso vai sofrer e apanhar muito.
Apostas? Aqui em Minas devem ir ao segundo Turno: Anastasia e Rodrigo Pacheco. Pimentel, apesar da força do PL (Palácio da Liberdade) tem desgaste enorme e rejeição altíssima, mas não podemos menosprezar. Além disso a esquerda tem 20% a 25% sempre, isso seria suficiente para colocá-lo lá, mas o desgaste é enorme, inclusive com parte da esquerda. Se ele for ao segundo turno, quem for com ele ganhará.
no Senado uma vaga será da esquerda, pode ser Dilma se não for impugnada ou mesmo Jô Moraes que até aparece bem nas pesquisas e com rejeição baixa. Acho que o Carlos Magno é quase barbada, com rejeição baixa e grande desconhecimento do eleitor ele aparece muito bem nas pesquisas, colado no Aécio.
Não só porque apoio o Rodrigo Pacheco, mas por ele ser excelente candidato, com a alma de Minas, bem intencionado e muito preparado e articulado, eu acho que ele será o governador. A conferir.
Vamos acompanhando.

Nenhum comentário: