segunda-feira, junho 04, 2018

Eleição de 2018 como em MG em 1965 ?




Muita gente pensando e com vontade que possa acontecer em 2018 o que aconteceu em 1965.
Pelo menos no PT.
Vou contar o que foi:
Magalhães Pinto era governador e já em plena revolução de 64 haveria eleições em 65 para govenador.
O candidato do PSD era Sebastião Paes de Almeida, o Tião Medonho como era chamado pela UDN.
Ex-ministro da Fazenda de JK, dizem que era favoritíssimo para ganhar a eleição de 1965 para o governo de Minas Gerais.
Magalhães governador e líder da Revolução, em pleno período que começa as cassações de políticos, pede a cabeça de Tião Medonho. Fato ocorrido há exatos 20 dias da eleição que aconteceria dia 03/10/1965.
O candidato de Magalhães era o médico e ex-secretário de saúde Roberto Resende.
Com a cassação de Tião medonho o PSD faz convenção extraordinária e indica Israel Pinheiro, administrador de Brasília até o governo Jânio Quadros. Israel volta a política e em 20 dias de campanha derrota o candidato udenista.

Candidato
Roberto Resende
Partido
Natural de
Não disponível
Vice
Votos
937.555
793.409
Porcentagem
53,21%
45,03%
















Dizem, que a revolta com a cassação de Tião Medonho fez a eleição virar contra Magalhães.
Uma curiosidade: Meu pai, então deputado estadual, disputou a indicação de vice-governador contra Pio Canedo e perdeu por poucos votos. Isso lhe abriu uma ferida no velho PSD e pagou caro em muitas ocasiões pela sua rebeldia.
Pois bem, onde quero chegar?
Lula como candidato sub-judice, assim querem os petistas, vai esticar a corda até onde puder. Fazer campanha se possível. Na confirmação da nulidade de sua candidatura (porque é ficha suja e criminoso condenado) ele lançará ou apoiará um candidato com a intenção de herdar os seus votos, principalmente no Nordeste onde tem 55% de intenção segundo as pesquisas.

Quem poderia ser o candidato? Vou dizer uma aqui: Nelson Jobim, mas pode ser outro. Já existe um movimento neste sentido. Ele agradaria o centro e poderia faturar muito votos de Lula. A esquerda radical não, mas parte dela sim porque tem bom transito. Ex-ministro de FHC e Lula e ex-presidente do STF, tem currículo de sobra. Se não me engano, ele é filiado ao MDB, que tem Meirelles como pré-candidato, mas seria vice facilmente em uma composição.

Não gosto de citar Marx, mas vai lá: A história se repete, a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa.  Karl Marx

Na Bahia um acidente de helicóptero matou o candidato de ACM há uma semana da eleição de governador em 1982.
Clériston Andrade Morreu em um acidente de helicóptero durante a sua campanha ao governo da Bahia, em 1 de outubro de 1982. O governador Antônio Carlos Magalhães escolheu o nome de João Durval Carneiro para sucedê-lo e ganhou a eleição.
A história se repete pela primeira vez.
Uma coisa é certa, Lula não será candidato, nem poderia ser diplomado se conseguisse atropelar a justiça e empurrar com a barriga. Ele sabe disso.
Quer influenciar com certeza e a promessa de um Indulto deve ser tudo que está pleiteando neste momento. Tem cacife sim, esdruxulamente, ainda tem gente que não vê que ele é condenado e não pode ser candidato ou mesmo diplomado se fosse eleito.

Vou deixar aqui registrado aqui. Sinto no ar este movimento e política as vezes é percepção. Certo ou errado? Não sei dizer, mas percebo isso.
Na democracia pode muita coisa, mas nunca um bandido ser candidato influenciar ele pode.
Vamos aguardar e ver o que se dará pela frente. Ainda faltam 4 meses, mas a cada dia a realidade começa a ficar mais clara.
Ainda totalmente imprevisível esta eleição, como em 1989, tudo pode acontecer. Espero que seja para o bem do Brasil. 

Nenhum comentário: