terça-feira, março 20, 2018

Eleição 2018- A hora da definição das candidaturas vai chegando. - Final de março- Mais uma reflexão


O prazo final de filiação é dia 06/04 a meia noite.
Algumas candidaturas já estão postas:

  1. Bolsonaro - Patriotas
  2. Boulos - Psol
  3. Alvaro Dias - Podemos
  4. Manoela Davila - PC do B
  5. Alckmim - PSDB
  6. Ciro Gomes - PDT
  7. Rodrigo Maia - DEM
Algumas reflexões baseadas em informações e minhas ilações:
  1. PMDB não deve lançar, se sair pode ser com Meirelles, mas acho improvável. Temer quer participar, mas não será candidato, apesar de ter até julho para decidir quando será a convenção dos partidos.
  2. Rodrigo Maia não deve largar a sua eleição garantida de deputado e futuro presidente da CD por uma eleição difícil e incerta de presidente. Hoje ser presidente da CD é muito melhor de=o que presidente que depende do congresso. A CF de 88 criou este parlamentarismo tupiniquim, mais uma aberração.
  3. PT deve ter candidato, não deve ser Lula, mas ele vai esticar a corda até onde conseguir. Ouvi uma tese, que não é tão irreal, que Lula sendo retirado a "forceps" pela justiça, pode criar comoção e conseguir eleger seu candidato. Esta história me foi contada lembrando o caso de Minas Gerias na eleição de 1965. Tião Medonho candidato do PSD, de JK, favorito absoluto, foi cassado há 20 dias da eleição a pedido de Magalhães Pinto que era o governador da UDN e disputava com o médio Roberto Resende. Segundo meu amigo, a comoção da cassação de Tião Medonho fez Israel Pinheiro que o substituiu ar com 70% dos votos. Ouvi a história atentamente, mas os tempos são outros, Lula e o PT, e quem for o candidato tem rejeição alta, mas em política tudo é possível como dizem aqui em MG.
  4. Falando em rejeição, vi uma pesquisa qualitativa e aqui é a bomba que deixarei registrado.
  5. Anotem ai: O PSB deve fechar com Joaquim Barbosa. Ele tem rejeição pequena e grande potencial votos no cruzamento rejeição x grau de conhecimento do eleitor. Se ele for mesmo pode ser player forte, nome até aqui apagado na mídia pode entrar forte.
  6. A rejeição de Alckmin é altíssima, 70%, Bolsonaro 50%, Lula 40%. Isso mesmo, por esta pesquisa Lula tem 40% de rejeição somente. Já vi pesquisa que ele tem 60%.
  7. Alvaro Dias parece não decolar, mas ainda o jogo não começou, precisamos observar estes dois nomes. Alvaro Dias e Joaquim  Barbosa, se ele for mesmo candidato.
  8.  Aqui em MG, Rodrigo Pacheco segue firme. Ele construiu bem uma força e mesmo com Anastasia se lançando, não acredito que desista, vamos ver.
  9. Aqui em MG, teremos Anastasia (que ainda pode desistir e virar vice de Alckmin)  Márcio Lacerda (que tem problemas no próprio partido e não se assustem se ele perder a legenda). Se mudar de partido estará morto.  Rodrigo Pacheco, jovem com proposta de renovação é no meu entendimento o mais forte hoje. O DEM estará fortalecido e ele constrói uma aliança que lhe dará tempo e logística. A conferir estas previsões.
A bomba de hoje é de fato o PSB quase confirmando Joaquim Barbosa que tem grande potencial de votos. O maior de todos.
Claro que ainda é cedo, mas as pesquisas qualitativas começam a mostrar algumas coisas interessantes.
Como já escrevi e falo. Presidência é destino. Quem quiser ler este artigo dos últimos presidentes desde os anos 30, pode tirar suas conclusões. Clique e leia - 

Presidência da república é destino? Um pouco da história, dos anos 30 para cá. Tirem suas conclusões.

Estudei e pesquisei muito a história política e econômica do Brasil, vivi uma parte dela dos anos 80 até aqui. Escrevi um livro e escrevo outro e farei algumas considerações sobre a política no que tange aos presidentes da república de um tempo para cá. Não é um tratado de história, é um artigo resumido para convite a reflexão do leitor e algumas observações importantes.

Leia mais em: https://www.webartigos.com/artigos/os-presidentes-do-brasil-desde-1930/152173#ixzz5ALWfWKrb


Nenhum comentário: