sexta-feira, março 09, 2018

As eleições se aproximam, qual o retrato hoje? Março 2018


Estamos quase lá, apesar de não estarmos oficialmente em campanha, já começou a articulação.

Esta pesquisa da CNT/MDA mostra já algumas coisas importantes. Clique e veja

Em uma corrida presidencial sem Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 4 candidatos disputariam uma vaga no 2º turno contra o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL). O ex-capitão do Exército pontua de 20% a 20,9% a depender da combinação de cenários. O 2º lugar fica embolado entre Marina Silva (Rede), Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB).

Ela não fala de rejeição, mas por outras pesquisas, podemos inferir, a rejeição de todos é alta, e semelhantes, portanto vamos deixar para considerar isso adiante.

7 meses até lá, mas algumas coisas parecem claras, vamos deixar registrado, com a ressalva de que não existe futurologia na política e tudo pode mudar, mas "ceteris paribus":

  1. Lula não será candidato
  2. PT deve lançar candidato, provavelmente Fernando Haddad
  3. Bolsonaro se consolida para ir ao segundo turno
  4. As projeções, por esta pesquisa, do segundo turno mostra imprevisibilidade total, estão todos embolados e o detalhe da campanha pode definir.
  5. Acredito que o PT não vá ao segundo turno e deve apoiar Ciro ou Marina, mais para Ciro.
  6. Considerando isso, eu arriscaria dizer que o segundo turno será entre Ciro Gomes e Bolsonaro.
  7. Alvaro Dias ainda não pontua bem, seu tempo de começar a subir está se esgotando. Ele tem potencial por ser desconhecido para a maioria e ter rejeição baixa. Acho que no caso dele, o final de março (até 06 de abril) com a data do fechamento das filiações, podemos enxergar o quadro do partido dele, o Podemos e ai ver se as chances dele melhoram ou pioram.
  8. Esta eleição será atípica, mas a renovação será baixa. Insisto nisso e confirmo cada vez mais minha convicção nisso. A população espera muito, mas terá uma grande decepção. O dinheiro de fora não virá, ilegal e as empresas não farão (a não ser poucas), o dinheiro virá dos partidos, do fundo partidário e vai privilegiar quem está já lá. Não vão salgar carne nova.
  9. Chuto a renovação do congresso, CD  entre 30% e 40%, historicamente é isso.
  10. No SF pode ter mais renovação, deve ter, mas sem a definição dos candidatos fica difícil tentar mensurar isso,
  11. As redes sociais servirão mais para desconstruir e atacar do que para alavancar as candidaturas, será importante, mas não determinante.
  12. Os quadros estaduais podem e devem ser influenciados pelo quadro nacional. Os candidatos a governador terão que optar por um candidato. A influencia não será do estadual para o nacional, mas o contrário.
Vamos deixar registrado. Já tenho a minha linha, mas ainda não revelarei, em breve vou divulgar meus candidatos e meu partido. Sim, vou me filiar a um partido. 
Vai disputar a eleição? me perguntam. Ainda não decidi, mas existe esta possibilidade, dependendo de algumas articulações que estamos fazendo.

Nenhum comentário: