domingo, setembro 20, 2015

O impeachment sai?


Acho que a madame dançou, de uma forma ou de outra.
Se fizermos um gráfico, como diz um amigo, da crise do país desde a eleição até hoje, será uma exponencial. Tirando alguns momentos em que Dilma e sua trupe acertou alguma ação política, só assistimos trapalhadas, uma atrás da outra.
Quem parece comandar de fato é ela, como sempre fez. O parlamentarismo "de fato" que vivemos pela reação do congresso é que vai colocar as coisas no lugar.
Antes de falar de impeachment, gostaria de dizer que não sou a favor de impeachment. Não vai resolver o problema emergencial do Brasil, mas reconheço que a saída dela pode ser uma alento aos atores econômicos do mercado com a sinalização da quebra deste ciclo de indefinições e problemas que precisam ser atacados, para colhermos os frutos mais na frente, daqui há 2 ou anos anos.
O processo está na lei, clique e leia, não é golpe como alegam algumas, inclusive ela.
Não é processo fácil, demanda 2/3 do congresso. A CD dá autorização de abertura do processo e o SF é que efetiva o impeachment. Conseguir 2/3 daquelas duas casas não é fácil.
Ela deverá ter todo direito de defesa, e deverá recorrer inclusive ao STF, que na tese de alguns, estaria aparelhado. Eu não acredito, até porque já deram mostras alguns ministros que são independentes e magistrados de verdade. Claro, que 2 figuras de lá são carimbadas e conhecidas, mas não acredito que podem conduzir a casa magna da justiça brasileira.
Existem 17 processos em análise, elementos para abrir a discussão não faltam e devem se consolidar agora em outubro.
Dinheiro do "Petrolão" na campanha dela e as tais "pedaladas" são as principais motivações que legitimam um eventual pedido de impeachment.
Alguns ainda dizem que as tais "pedaladas" ocorreram no passado e não são ilegais, mas porque ilegalidades foram cometidas no passado e por qualquer motivo não foram punidas, recebem atestado de legalidade? Claro que não. Abusaram dos equívocos, as contas públicas e a desorganização corroboram isso, não acho que precisa ser mais discutido o tema.
Ouvindo todos analistas políticos e jornalistas, inclusive alguns que foram defensores do governo e têm explicitas simpatias por eles (ou tinham) são unânimes em considerar que o impeachment está na pauta politica. Até Dilma tem recorrentemente abordado o assunto, para pavor de sua assessoria, que teme a banalização de uma tema tão complexo.
Para falar de previsão, reiterando que sinceramente não sei se é a melhor opção para o país, o impeachment deve seguir o seguinte cronograma:

  1. Outubro - Existe chance de abertura do processo, ou o plenário avaliar esta situação.
  2. A oposição vai mobilizar as ruas, que já pedem isso na maioria e pela popularidade dela, será fácil. Alguns esperam uma nova pesquisa onde ela deve despencar mais alguns pontos. Vale lembrar que Collor no seu pior momento ainda tinha 15% de aceitação, Dilma não passa de 10%.
  3. Até dezembro podemos ter o desfecho deste processo. Acredito que a CD, se começar o trâmite, vai ter grandes chances. Eduardo Cunha que deve conduzir isso, não entraria em aventura de colocar um processo destes sem ter alguma garantia de sucesso.
  4. Temer assumiria porque é outra opção que seria a anulação da chapa de ambos pelo dinheiro sujo, demoraria mais e quando escolhido um caminho, este terá foco das forças políticas, contra ou a favor do impeachment.
Conclusão: Ontem ouvindo um programa, um analistas catedrático disse uma coisa: Existem hoje dois grupos de políticos, os que estão a favor do impeachment e os que estão contra. Os exércitos estão na rua, e a batalha vai começar.
O movimento será suprapartidário com a participação do PT. Por mais que a mídia tenha dito que Lula pediu Eduardo Cunha para segurar os processos de impeachment , eu não acredito. Lula e o PT seriam beneficiários em 2018 da saída dela desta forma. Isso se o PT resistir a eleição do ano vem, porque o estrago na imagem é grande, e muitas lideranças boas que estão lá, devem e podem trocar de partido.
Aliás, em um eventual impeachment e um governo de coalização que deve sair, veremos uma grande reorganização partidária.
Alguma coisa precisa ser feita. A economia não aguenta este mar de indefinição e erros seguidos, o pacote com a CPMF tem chance quase nula de passar no congresso e não existe nenhuma sinalização de medidas mais concretas por parte do governo. Corte de gastos, premissa do ajuste fiscal necessário, foi pífio. Se tivessem dado o exemplo, enxugando pra valer a máquina mastodonte pública, a sociedade até poderia aceitar mais carga tributária, mas não é o caso.
Vários países que viveram crises fiscais como esta, tomaram outro caminho, reduzindo carga tributária e retomando o caminho privado para gerar riquezas. 
Hoje os governo e o setor financeiro sugam as riquezas e sufocam o país, é preciso virar o jogo.
A renúncia dela, especuladas por alguns, seria possível? Sinceramente, a luz do temperamento dela não, mas, a rigor, não podemos dizer que ela não vai renunciar. Acho que é uma possibilidade real considerando o agravamento da crise política e econômica. Aliás, alguns colunistas políticos bem informados disseram que ela já redigiu uma carta de renúncia, é esperar para ver.
Vamos aguardar os próximos lances, mas até dezembro teremos uma visão clara, se ela sai, ou se ela fica e o país viverá analogamente como o governo Sarney, que foi tocado pelo PMDB. A diferença é o animal político Sarney que soube levar o barco, Dilma tem lá suas qualidades e aptidões (deve ter, todo mundo tem), mas uma que ela não tem é saber fazer política, e esta é uma das principais razões da crise. Os erros da economia ainda são imensuráveis, mas estão ai, claros como a luz do sol.
Dilma deveria saber que a economia, principalmente as crises, se antecipa ao cenário político orientando o rumo a ser seguido. Sempre foi assim, sempre será assim.

Nenhum comentário: