quinta-feira, setembro 10, 2015

A origem e a essência do problema econômico do Brasil (2)


Ainda querem aumentar impostos? Temos é reduzir a carga tributária e fortalecer o setor produtivo para gerar emprego e renda. NÃO EXISTE JUSTIÇA SOCIAL SEM GERAÇÃO DE RIQUEZA E RENDA.


Clique na figura e veja como estamos diminuindo a capacidade da sociedade e do setor produtivo gerar riqueza e renda. O estado é um parasita e só vem aumentando sua gula.


Imagina que 45% de tudo produzido é revertido para o estado. Clique na figura e veja s dados.
Soma-se a isso 8% do PIB (clique e leia) gastos em juros e assistimos 53% da riqueza, bens e serviços produzidos irem para o ralo.
O setor financeiro nada de braçada, mete a mão com juros escorchantes, de usura, spreads criminosos e o governo gasta mal, muito e usa os recursos que deveriam ir para saúde, educação, infraestrutura e o bem estar social básico para politicagem e nem vamos abordar aqui, mas a corrupção que chegou a níveis astronômicos e nos remete a crise moral somada a política e econômica.

Quando mais se arrecada, parece que menos "capital social básico" que deveria ser provido pelo governo aparece e trabalhamos já 5 meses para pagar impostos. Querem aumentar mais?

Curiosidade neste site acima, o Impostometro, medidor de imposto atualizado. Hoje estamos em 1, 3 trilhões, Clique e veja


Pasmem os leitores deste Blog, isso vem deste o governo FHC. 

No livro que cito e menciono várias vezes há exemplos de países que viveram problemas e saíram de crises, como Chile, México, Canadá e até Suécia. Todos, sem exceção, reduziram a carga tributária como solução para a crise, aqui estamos na contramão mais uma vez.

Existe a teoria da Curva de Lafer, resumidamente, quanto mais quer arrecadar e aumenta d carga tributária, menos se arrecada.


Veja o vídeo.



Estamos ai com a origem e a essência de nosso problema.
A perda do grau de investimento recente pode agravar porque faltará recursos esternos, ou ficarão mais caro. Se não temos aqui, gastamos mal e muito, o que faremos?

Só o conserto das contas públicas, reorganização de gastos públicos e pensamento no médio e longo prazo. No curto estamos ferrados e pagaremos caro pelos erros cometidos. Infelizmente.

Nenhum comentário: