quinta-feira, setembro 10, 2015

A origem e a essência do problema econômico do Brasil (1)



Estamos vivendo séria crise no Brasil, alguns ainda não querem enxergar. Já vivemos crises no passado e como sempre sairemos desta. A resiliência e o potencial do Brasil são maiores do que as crises, os políticos e a incompetência que causa estas crises. O problema como sempre, é o custo disso para a sociedade, as futuras gerações e o tempo de sofrimento.

Acabo de ler o Livro O Mito do Estado Grátis de Paulo Rabello de Castro. Escrito em 2014, o autor foi de uma precisão para mostrar nossos erros, apontar soluções e comparar exemplificando como outros países viveram e enfrentaram seus problemas econômicos.


Recomendo a leitura para todos que queiram conhecer mais nossos problemas e entender o que estamos vivendo. SENSACIONAL o livro e por isso mesmo faço desta postagem alguns trecho que considero claramente a explicação pelo problema que estamos vivendo.

Já disse inúmeras vezes que o primeiro governo Lula foi bem, seguiu a cartilha da estabilização da moeda (Plano Real) e tendo a frente o excelente Henrique Meirelles no Banco central tocou o barco. Fica a observação de que o mundo "bombava", prosperidade total.

A partir do segundo governo e pós Mensalão, ai começou nosso flagelo. Ele cedeu aos populistas e as bobagens começaram. Este gráfico, extraído no livro, mostra bem onde a ineficiência do estado e o tamanho dele começa a interferir no setor produtivo e "sugar" as potencialidades.



O desmonte da nossa indústria que vislumbraria a recessão começa a ficar clara. Como definiu 

Alexandre Schwartsman o Brasil adota a política econômica do CCC, Crédito, Consumo e Commodities.

Explico: Expansão do consumo e crédito e apoio no boom mundial da China com demanda e preço das commodities no espaço. Claro que isso não duraria para sempre e as ações no crédito e consumo deveriam ter sido administradas e até sofrido correção de rumos.

A expansão dos gastos públicos, tirando cada vez mais capacidade da sociedade e setor produtivo dde gerar renda (para poupança e investimento) continua firme e forte. Vejam isso:

Clique para ler, mas o resumo é que nossa carga tributária é perversa, temos 63 taxas, tributos, impostos e contribuições (não sei se outro país tem este tanto) e mesmo com as desejadas e bem intencionadas desonerações acabou por não trazer efeito algum.
Além disso temos vários impostos que incidem em cascata no setor produtivo, que é terrível e mortal.
Vale lembrar que o AUMENTO do estado e da arrecadação vem desde o governo FHC, que mesmo com a privatização, acertada por sinal, ainda aumenta gastos públicos.
Vale anotar que o governo FHC teve vícios e virtudes, principalmente a consolidação do Plano real e a estabilização da moeda, mas viveu diversas crises mundiais, ao contrario dos petistas que só tiveram a de 2008, aliás gravíssima. Ainda alguns reverberam "crise mundial", que acabou em 2010, inclusive para nós. Restam países com resquícios do populismo, mas em franca recuperação como a Grécia. Clique e leia sobre as crises mundiais no século XX e XXI.

É só clicar na figura para ver a evolução da carga tributária e a "iterferência" no setor produtivo e na sociedade.



O governo torna-se sócio majoritário na produção reduzindo a capacidade e potencial de crescimento e melhorias. 

Nenhum comentário: