quinta-feira, maio 30, 2013

Existe uma crise política em Brasília, acho que ninguém pode negar.

Vejam o que escrevi ano passado: Teste político para Dilma

Uma pitada: " Desde o começo de seu governo muitas pessoas alertaram, entre elas eu, que ela tinha fama de boa gestora, mas que não era política e isso poderia ser muito ruim. Presidente da república precisa ser político e atuar assim.
Pois bem, Dilma enfrenta percalços diversos, na economia e nas relações com o legislativo. Seu temperamento explosivo relatado pela mídia, broncas e gritos com auxiliares e ministros e o tratamento aos deputados e senadores podem estar criando mais problemas a Dilma."

Poi é, o tema voltou a pauta e o congresso está mandando mensagens diversas. A MP do Portos e outras que venceram ou estão para vencer que correm riscos de problemas diversos.
Tudo isso é reflexo da atuação da presidente? Parece que sim. O que tenho visto na mídia é que independente do esforço das ministras Ideli e Gleisi, Dilma barra tudo que se negocia e sempre quer dar a palavra final, e todos dizem, daquele jeito que lhe é peculiar.

O clima de campanha eleitoral  2014 começa a esquentar neste segundo semestre. O fechamento de acordos começa agora, principalmente buscando tempo de TV e capilaridade nos partidos.
Sinais de descontentamento e a constatação de esfacelamento de sua base mostram que Dilma esta cavando mais problemas. Lula seria o plano B? Pode ser.
A inflação e o baixo crescimento são fantasmas que rondam o PT e Planalto, não há como negar.
Dilma continua favorita, mas resultado de eleição e mineração só após a apuração. Os passos dados politicamente até aqui parecem estar atrapalhados, pode ser até culpa dela, mas os sinais são claros. Crise no congresso, atraso e problemas em votações de temas que interessam ao país são quase certos. O pior é neste clima começar as alianças para 2014.
Tem um ditado aqui em Minas que diz: Na política nunca se aproxime demais a ponto de não poder mais recuar e nem se afaste demais a ponto de não poder se aproximar. 
Se ela se afasta muito de sua base pode ter problemas sérios. Eleitorais ano que vem e políticos este ano, o que acaba sendo ruim ao Brasil também.
Vamos acompanhar.

Nenhum comentário: