quarta-feira, maio 01, 2013

Eleição de 2014! Começam para valer as movimentações


Agora na virada do semestre as coisas esquentam mais. Algumas coisas que andei sabendo e valem registro e ilações.
Eduardo Campos parece que esta firme na estrada, não acreditava que iria até o fim, mas parece decidido mesmo. Além de convidar o secretário de segurança do Rio Beltrame (será grande puxador de voto) para seu partido e a legenda para disputar o governo, ele articula seus palanques. Em Minas Gerais, segundo soube, ele deu um ultimato ao Mário Lacerda prefeito de BH, que vive a dicotomia com o PSDB, aliás vivem relação de amor e ódio pelo que sei. Se Márcio vacilar ele irá de Leonardo Quintão, deputado que está deixando o PMDB e tem um grande potencial de votos em BH e em MG. Campos subu o tom de críticas e se posiciona definitivamente. Chances dele? Ele precisa achar o discurso que será muito na linha do governo do PT que sempre apoiou, a mágica que quero ver e transmitir esta mensagem ao povão: Farei o que eles fazem e melhor. Não é simples.
Aécio parece mudo, mas a candidatura dele não tem volta. SE ele recuar estará morto. Política envolve riscos e ousadia. Ele já se lançou, agora seu grupo e eleitores esperam sua ação.
Ainda não tem discurso, oposição branda que espertamente melhor que seja assim. Lembrem-se que o Brasil está bem e não existe cenário, pelo menos até agora, que mostre que os problemas econômicos (muitos e grandes) vão desaguar antes do pleito e influenciando a eleição de 2014.
Cla´r e óbvio que ele e Campos conversam, ams não acho que ele está conduzindo as articulações. Minha impressão é que a candidatura de Eduardo Campos ganha cada vez mais corpo e a de Aécio pode ficar a reboque dele.
Chances de um acordo PSB/PSDB? Claro, política é como as nuvens, como dizia Magalhães Pinto, raposa mineira.
Chances de um acordo factível? Mário se compõem aqui para valer, Aécio define o quadro complicado de MG e coloca seu escudeiro Anastasia de vice de Campos. Já ouvi isso.
Pelo andar da carruagem, Aécio pode ser vice de Campos? Acho que poderia e existem conversas nesta linha, mas acho difícil, a vaidade de ambos vai bater de frente para definir o cabeça da chapa.
e Dilma e o PT? Seguem lépidos e fagueiros, favoritos e focados na eleição de 2014, farão tudo e mais um pouco para não perder. Este é meu receio de mais bombas de efeito retardado na economia já com sinais claros de desgastes e problemas como a inflação e o baixo crescimento como comentei no post abaixo.
vamos acompanhando, mas por hoje diria que Aécio não tem volta, Campos se consolida, mas Dilma é favorita, pelo menos ainda, e com poucas chances de mudança, pelo menos nos aspectos que envolvem a economia.
Quanto mais candidatos melhor para os opositores, mas é bom lembrar que nem Lula no auge de sua popularidade ganhou em um turno a eleição.
Marina tenta emplacar sua REDE, mas não será fácil, pelo tempo, pela logística e complexidade. Ainda existem esperanças, mas remotas. Se ela sentir que não tem chance de criar a REDE, pode ir a um outro partido e tem "recall" para embolar o quadro.
Vamos acompanhar por enquanto e comentar quando for necessário e firmarmos ilações.

Nenhum comentário: