quarta-feira, junho 12, 2013

Oposição passa a ter chances reais em 2014


Sempre disse que Dilma seria barbada, mas que a eleição muda a cada momento. Também afirmei que os rumos da economia seriam decisivos para as chances da oposição.
Pois bem, parece que o coelho esta saindo da cartola e Aécio passa a ter chances reais de disputar um seguindo turno e até ganhar a eleição.
O cenário hoje é de crise política, olhem meu último post. Veja mais uma confirmação- Clique e leia -

Aliados olham para Dilma com olhos de revide

Dilma é forte com a máquina de governo, mas precisa de tempo de TV e aliados para ter a capilaridade que as campanhas demandam. Com crise ela pode perder apoios importantes e atrapalhar ainda mais seus planos.
Vamos mais a frente. Os cenários econômicos parecem estar indo nos ventos que favorecem a oposição. Crescimento baixo e inflação serão nitroglicerina pura para o governo, apesar de achar que eles ainda podem reverter muitas coisas.

Vejam pesquisa recente: Foram simulados dois cenários no levantamento, um dos quais o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), não foi contemplado na disputa para a Presidência. Nesse, Dilma tem 54,2% das intenções de voto; o senador Aécio Neves (PSDB), 18%; e a ex-ministra Marina Silva, 13,3%. Com o socialista no páreo, Dilma aparece com 52,8%, seguida de Aécio, com 17%; Marina, com 12,5%; e Campos, com 3,7%.

Aécio precisa de um discurso para completar a receita e se tornar um "player" real.
Se considerarmos quem nem Lula no auge de sua popularidade conseguiu ganhar a eleição no primeiro turno, as chances de dois turnos é real com este cenário de deterioração do governo.
Eduardo Campos será irmão xipofágo de Aécio para levar a eleição para o segundo turno, assim como Marina Silva. Dos 3, hoje com chances mais para Aécio, um deles pode derrotar Dilma e o PT se a economia continuar neste rumo.
Vamos acompanhando.

2 comentários:

potier disse...

Murilo, concordo que os ventos estão mudando, mas confiar nos humores dos ventos e como no das mulheres é um erro grave! rs
Vejo, pelo menos, tres problemas:
-Aecio não vem como sangue novo, apenas mais do mesmo.Ainda não encontrou seu discurso;
-Os possíveis aliados, os que vão definir a eleição, continuam os mesmos venais de sempre. E quem tem a máquina e o caixa dois ainda é o PT;
-Os ventos mudam não só por aqui, mas a no exterior tb e faz "marolinhas"perigosas por aqui.
De todo, nos resta a não ter medo e continuar a ter esperança. bjos

Sam Szerman disse...

A oposição que vá esperando mais quatro anos. Ninguém de bom senso vota em quem se recusa a soprar no bafômetro. Nem é só o Aécio que não tem discurso. Por acaxo, legalização de drogas é discurso?