terça-feira, janeiro 08, 2013

O colapso na infra estrutura do Brasil - Rodovia Regis Bitencourt



Há muito vários segmentos reclamam da infraestrutura nacional. A opção pelo consumo como acelerador da economia em detrimento dos investimentos pesados na infra pode ser um dos problemas deste ponto a que chegamos, mas na minha teoria é outro. A FALTA DE PLANEJAMENTO.
 Não basta as histórias que ouvimos (ainda não vi pessoalmente) o problema da armazenagem e das estradas no MT, MS e TO da nossa safra agrícola. Segundo relatos de amigos que viveram a situação e matérias da mídia, o caos é total e bilhões são perdidos em tempo,desgastes e prejuízos mesmo.
Os aeroportos sou testemunha, tenho viajado muito e sou testemunha. Não temos mais capacidade para suportar a situação atual. Porque os EUA tão colossal têm raríssimos problemas nesta área?
As estradas, menos mal que foram privatizadas recentemente, estão ainda péssimas.Se melhoraram na qualidade das via, menos buracos, menos problemas, ainda gostaria de saber o que fazer para suportar o crescimento que experimentamos há alguns anos. Agora sou testemunha e posso contar, mais abaixo relatarei a minha verve para esta postagem.
Nos portos, o caos impera, mesmo com algumas iniciativas de melhoria, privatizações e expansão, mas temos o maior custos mundial ainda, em dinheiro e tempo.
O setor elétrico está em polvorosa com os riscos de racionamento, e celeumas diversas na busca de coisas que podem funcionar nas lousas, mas não no mundo real.
Andei estas férias na Régis Bitencourt, FIQUEI ESTARRECIDO, CHOCADO. Achei que era a época no ano, férias, festa, mas não é. NUNCA MAIS espero fazer isso. É risco de morte.
Veja a rodovia: Regis Bitencourt.

  1. São 496  KM ligando SP ao PR, ou seja, o Sudeste ao Sul do país.
  2. 72% do PIB nacional esta localizado no SUL e Sudeste.
  3. Não existe opção para ir de SP ao Sul ou vice versa sem passar pela Regis Bitencourt.
  4. A estrada fundada em 1961 mantem seu trajeto original com algumas poucas reformas.
  5. Menos mal que foi privatizada em 2006, mas em um modelo questionável por muitos. Quais são os investimentos  previstos? A Serra do Cafezal previa duplicação, mal e porcamente esta cheia de remendos.
  6. O tráfego de caminhões é impressionante, só vendo para contar. Sou testemunha e posso falar.
  7. Os engarrafamentos pelo excesso de tráfego são de parar horas. 
  8. Alguns trechos a velocidade média é de 40 km hora.
Ficaria aqui falando horas dos riscos e desmandos  mesmo estando a estrada privatizada, pois imagino o deveria ser antes.
O estres, os riscos de acidente a cada momento, as vidas perdidas não entrarão nesta minha estatística imaginária do prejuízo que o Brasil tem com esta rodovia.
Agora vamos lá na ferida:
  1. Como falar em trem bala de 40 bilhões de reais, 12 estádios para copa do mundo, olimpíadas  e esquecer de fazer uma nova estrada para as duas principais regiões do Brasil?
  2. Como falar em Brasil de todos quando nossa infraestrutura está em frangalhos e a prova para mim foi esta rodovia.
O governo e os xiitas vão dizer que as estradas estão lotadas porque o Brasil melhorou. Ok, não discuto isso. O Brasil de todos não fez mais de que sua obrigação, pois tudo foi ao seu favor, inclusive uma grande parte feita por outros governos e expropriadas por eles. Algumas opções foram equivocadas em algumas linhas de ação. Já defendi diversas vezes Lula, o PT e a Dilma, mas acho que seus erros ficaram maiores.
Eu não acredito em justiça social sem crescimento econômico SUSTENTÁVEL, não bolha com interesses populistas. Sem infraestrutura isso não existe. Muitos falam nisso há algum tempo: Não temos condições de crescer mais por gargalos na infraestrutura. Sou testemunha e posso contar. A Regis Bittencourt é a prova viva de que precisamos pensar e planejar a longo prazo. Isso foi a prova cabal de que estamos muito mal mesmo. 70% de nosso PIB tem custos elevados e riscos diversos por conta da logística rodoviária.
Se fizemos no passado opção errada pelas rodovias, agora é preciso remediar o problema. As privatizações são um pequeno alento, mas precisamos mais, esforço e planejamento do governo.
Sinceramente, eu abriria mão de alguns estádios, insanamente projetados para a copa, para fazer uma nova via de acesso paralela a Regis Bitencourt e se não der o dinheiro tira de outros lugares. Para o futuro deste Brasil ser como esperamos, com justiça social, oportunidade para todos e crescimento REAL de renda só com infraestrutura e planejamento.
 O resto é sofisma e conversa eleitoreira, marca que assistimos há muito tempo.
Não sei o que estão pensando lá em BSB, mas fica aqui registrado minha indignação e meu protesto.
Sou Brasileiro, torço para o Brasil. Os governos são transitórios, a nação não. Como cidadão não posso me calar, mesmo quando recebo agressões de xiitas e radicais que não enxergam um palmo a frente de seu nariz.

Um comentário:

Anônimo disse...

2005 fiz o trajeto BH-->Fpolis via Graciosa, Paranaguá Joinvile e . . . nunca ++++++
Suicídio c/ terrorismo . . . só de avião, c/ antecedencia p/ ñ nos sujeitarmos aos preços estelionatários .
e pensar q no Império havia cabotagem e ferrovias, c/ 1/6 da população atual . . .