quarta-feira, janeiro 09, 2013

As eleições de 2014 começam agora?

Sim, é a resposta. Evidente que ainda em ritmo lento, mas nos bastidores as articulações estão se intensificando, na mídia a oposição começa a colocar sua cara atacando erros do governo.
Dilma enfrenta sérios problemas, não por culpa dela propriamente dito, mas por erros do passado recente.
Ela ainda é forte candidata, mesmo superando Lula, que eu simplesmente não acredito que vá colocar seu legado em jogo, ou melhor colocar em risco. Acho que muitas coisas ainda podem aparecer dele e seus companheiros.
A crise no setor elétrico é real, alertada há algum tempo, inclusive aqui. Culpa das chuvas? Claro que não, o Brasil padece de um mal em vários setores, principalmente na infraestrutura: Falta de Planejamento.
Assistencialismo dá voto, vide ai a história recente, mas a conta chega, veja exemplos mundiais e mais recentemente a Europa e os países socialistas que estão todos quebrados. O problema é que esta conta chega no futuro, quando estes políticos estão fora já, ai a conta é nossa, da nação.
Mas vamos lá, dá para especular, não digo prever o futuro, porque se pudesse estaria operando em Wall Street.

Candidatos prováveis:

  1. Pelo PT: Dilma ou Lula, com mais força para Dilma. Ela ainda é favorita, tem aceitação, mas enfrenta problemas sérios que podem atrapalhar seus planos. Em situação de desespero e pelo messianismo de Lula ela poderia ser para tentar "salvar" a pátria, dele e do PT.
  2. PSDB: Aécio é forte, Serra ainda pode querer atrapalhar ou até mesmo ir a um novo partido, mas ele esta morto politicamente. Perdeu várias eleições e como ex-governador e ex-prefeito com rejeição de 60%, ele não existe.
  3. PSB: A estrela Eduardo Campos desponta. Ele é cobiçado pelo PT e pelo PSDB, hoje tende a ir com o PT, mas ainda tem tempo e crises pela frente para uma decisão mais estratégica.
  4. PMDB: Deve ensaiar alguma coisa para se aliar a algum dos fortes, ele tende a ficar com o PT, mas se alguns meses antes sentirem que o barco pode estar furado, desembarcam e pular em outro, fácil. Eles não têm nomes que pudessem ter cacife para disputar solo.
  5. PSOL, PV: Devem lançar candidatos, como sempre, mas serão figurativos. Marina Silva foi um fenômeno isolado na última eleição que disputou, mais por rejeição aos outros. Hoje está sem partido e não acredito que tenha chance.
  6. Nanicos: Como sempre aparecem os oportunistas e arrivistas, mais como negócio do que como vocação política.
A surpresa e a minha previsão para ficar aqui registrado:

O PT enfrentará problemas e perderá sua dianteira. Aécio sabe que precisa atrair Eduardo Campos para ter chances reais, mesmo se o PT estiver mal das pernas. Ele poderá se compor deixar a cabeça da chapa para Eduardo campo, ficando de vice. Acabam a reeleição e ele vem em 2018. Isso pode agradar a estes dois mais fortes players hoje. Aécio é conciliador e Campos não é bobo. Escrevam ai, isso pode ocorrer de verdade e fica aqui minha previsão.
Se não acontecer, Aécio terá que concorrer, mas suas chances diminuem muito.
Claro que a política é dinâmica e como as nuvens, mudam a cada dia e a cada fato, exógeno ou endógeno.
Escândalos ainda podem aparecer, a popularidade de Dilma, Lula e o PT é instantânea, mas eles sabem que não podem se fiar só nisso e nas pesquisa de opinião. O jogo ainda não começou.
Acho que o PT, Dilma ou Lula estão e terão ainda com desgaste de material, como dizem, muito tempo no poder. Vide as votações recentes e pelo mapa de votos podemos concluir que o Brasil está literalmente dividido.
Vamos acompanhar a partir de agora, mas esta BOMBA se acontecer, estará registrada e escrevam ai. É a chance de derrotar o PT.

Nenhum comentário: