terça-feira, maio 25, 2010

O gargalo da infraestrutura nacional em 2010

Clique e leia matéria reproduzida do Globo de Domingo, chama-se Nó no crescimento- Clique e leia

Um dos maiores problemas é a falta de mão de obra especializada. Clique e veja Um país no mundo atual, sociedade do conhecimento e era da informação, não pode prescindir de educação, inovação, ciência e tecnologia. A educação com formação de mão de obra é o pilar de tudo isso.

Seguinte:
  1. Já sinalizam com potencial de crescimento para 2010 acima dos 5% previsto, agora fala-se em 6,5%, alguns em até 8%.
  2. Conversa fiada, nossa infraestrutura não permite isso.
  3. O país precisa de R$ 168 bilhões ano, só consegue R$ 108 bilhões, inclusive com recursos privados.
  4. A demanda por energia cresceu 9,6%, muito acima dos 4,5% médios. a taxa de expansão do mercado livre foi de 16,7% quase o dobro da taxa de consumo.
  5. O número de celulares aumentou 72%, a base do país já é de 180 milhões de aparelhos, e a qualidade dos serviços decresce na mesma proporção do aumento de usuários por falta de investimento em infra.
  6. A demanda em aeroportos cresce alucinadoramente, quem tem viajado vê nitidamente o esgotamento dos aeroportos. A taxa de aumento dos 4 primeiros meses de 2010 foi de 32% contra 16% de 2009.
  7. Os portos projetam crescimento de 10% para este ano.
  8. Nas estradas cresce o tráfego e aumentam os buracos, os gargalos de mobilidade e falta de sinalização, expansão. Isso prejudica o comércio doméstico e internacional e freia o crescimento.
  9. O consumo das famílias e a ascensão social alavanca este crescimento projetado, mas pode esbarrar na falta da infraestrutura.
O crescimento máximo, segundo tenho visto a opinião de analistas é em torno de 4,5% a 5%, mais teremos problemas, não só com estes gargalos, mas com a temerária inflação que já assusta o Banco Central.
Matérias internacionais já começam a acreditar na fragilidade deste crescimento e na falta da sustentabilidade. Pode ser!
Lula tem estrela, este cenário é favorável a sua candidata. Já imaginaram se o Brasil ainda ganhar a Copa, a euforia da festa na floresta do crescimento de 2010 e a alma do povão que sempre vira ufanista nesta ocasião?

Vamos acompanhando, mas fica aqui a previsão, chances de crescer 7% , até teríamos, vejam bem, TERÍAMOS. Nosso gargalo na infraestrutura vai atrapalhar a festa, e mais uma dica. Cuidado, sempre depois das festas vêm a ressaca e a conta para pagar. O contexto político e a ameaça inflacionária não me deixam ficar sem tocar nestes problemas.

Nenhum comentário: