terça-feira, maio 25, 2010

A chance de Aécio ser o vice de Serra

Uma amigo me perguntou: Você aceitaria ser vice de Serra com a eleição do senado garantida como é o caso de Aécio?
Eu respondi: Não, mas acho que política não se faz só com as vontades pessoais, ainda mais com uma liderança como é o caso, Aécio galgou os postos que conseguiu pela sua ousadia, competência, mas também pelo seu espírito de grupo e partido. Esta é uma de suas virtudes.
Claro que para ele a opção senado é boa, mas a de vice também é, mesmo perdendo a eleição.
Imaginem as seguintes situações:
  1. Ele como vice, se projeta nacionalmente e pode ser importante no futuro. O partido precisa dele e ele mostrará sua liderança para compromisso com o grupo, e não com ele próprio.
  2. Serra depende dele, a pesquisa última deixa claro isso, portanto Aécio vai negociar um papel relevante na campanha e no governo, se eleito.
  3. Sabemos que não será fácil ganhar de Dilma/Lula, mas Aécio torna a chapa tucana mais competitiva, isso é inegável.
  4. Aécio como senador da oposição, no caso de Lula/Dilma ganhar, não teria vida mansa e ficaria ao relento, quem sabe até um pouco de ostracismo.
  5. Se Serra ganha e ele é senador, tem vantagens, mas como vice poderá ter até mais, e sendo então peça chave na eleição, pode até aumentar as atribuições do vice, quem sabe até acumulando um ministério.
Seguinte: Não será fácil a eleição, mesmo com Aécio. Mudar o candidato tucano? Alguns falam desta hipótese, eu não acredito que a soberba paulista permita isso. Seria até uma boa mesmo.
As chances dele ser o vice parecem ficar mais claras, como homem de partido e de grupo, ele sabe que as vezes a vida pública exige sacrifícios, e este pode ser o caso.

Nenhum comentário: