quinta-feira, julho 09, 2009

A reunião do G-9 na Itália

Grandes economias tentam superar impasse por acordo para o clima no G8 -Clique e veja

A reunião bate em dois temas basicamente: meio ambiente e crise mundial.

Do meio ambiente temos novidades, a entrada dos EUA na batalha contra o aquecimento. Eles vão se acertar com certeza. A China ainda reluta em aceitar algumas exigências do acordo, com razão, eles apresentam forte crescimento e as metas de preservação podem interferir na economia, acho eu.
Algumas questões do comércio mundial relacionadas a tarifas são discutidas, também vão se acertar, não adianta lutar contra a globalização e liberdade de comércio mundial. Alguns setores devem ser cuidados com mais cautela para não desorganizar arranjos locais, mas a abertura deve ser total, sem dúvida.
Com relação a crise, os sinais das ações passadas são analisados. Eles alertam que o perigo não passou, mas a crise arrefeceu, alguns países dão sinais muito positivos e reitero minha opinião, já retomamos a inflexão para volta a prosperidade global. Alguns países precisam de mais tempo, mas 2010 não será como o final de 2008 e o primeiro semestre de 2009.
No fundo, os ganhos com o debate ambiental e a força dos EUA no processo já é ganho da reunião, além de manterem a coordenação de ações de combate a crise global.
A discussão de uma possível "nova moeda global" é conversa fiada. Alguns tentam fazer política, mas o mercado quem determina como as transações serão feitas. Qual moeda é mais segura, onde temos o maior equilíbrio democrático? Onde a estabilidade e a sociedade são mandatárias? Não precisamos responder a esta pergunta, certo?

Nenhum comentário: