sábado, janeiro 31, 2009

ASSALTO A MÃO ARMADA!



Por favor, clique na imagem para abrir e aumentar e veja o que estou denunciando aqui. O ASSALTO que os bancos promovem contra nós mortais.
Na minha cruzada de denúncias contra bancos e seus abusos recebi um extrato de um amigo, bom pagador, nome limpo, cidadão de classe média honesto e pagador de impostos.
Vejam o absurdo das taxas cobradas pelo Unibanco: 11,99% A.M. de Cheque Especial e 14,99% de Cartão de Crédito.
Se pensarmos que a inflação foi de 6% ao ano, o que seria 0,40% A.M.
OLHA O ABSURDO DO GANHO.
O governo agora tenta brigar pela redução dos spreads. REPETINDO para quem não sabe o que é spread. A diferença entre os custos de captação e empréstimo. Ou seja, o banco te paga 1% A.M. estourando, alguns conseguem 1,5%, A.M. digamos, e emprestam a 12% A.M.
Olhem do cartão o que a súcia faz. É REVOLTANTE, INDIGNANTE.
Sugeri ao meu amigo entrar na justiça contra o banco, ele fará isso. Pelo menos a indiganação deve ficar explícita eu acho. Porque ninguém denuncia isso? Porque as vozes de tantas organizações de defesa do consumidor ficam passivas diante deste roubo?
A quadrilha alega inadimplência alta. Pelo amor de DEUS, é culpar a febre pela infecção! E o crédito consignado com taxas de 4,5% A.M. com risco ZERO? Qual é a razão de taxa tão absurda?Não existe nada, nenhuma atividade produtiva que pague estas taxas. Estão sugando o trabalhador, a classe média. Quem tem dinheiro não paga estas taxas.
Porque os bancos oficiais BB e CEF não peitam o mercado e derrubam os spreads?
E o BC, não tem mecanismos para intervir no assalto ao dinheiro do trabalhador?

quinta-feira, janeiro 29, 2009

O Caso Battisti é no mínimo estranho!


Eu não queria comentar este caso, perder tempo com um marginal deste, mas a coisa toma rumos estranhos e é encoberto por uma névoa ruim para o Brasil. O jogo Brasil x Itália pode ser cancelado por conta do incidente diplomático. Valia a pena comprar esta briga toda? Só pode existir mais lama na história.

O tal Cesare Battisti recebeu asilo político do Brasil e teve sua extradição negada, clique e veja. Detesto comunista, sou capitalista assumido, ainda mais terrorista, mas vamos lá comentar.
O cara é condenado a prisão perpétua na Itália, democracia, importante, parceira do Brasil. Lá não existe leis distinguindo crime comum de crime político, ou seja, ideologia por lá com terrorismo é crime comum, cadeia neles. Acho que deveria ser assim em qualquer lugar sério, mas já temos a anistia, isso é fato consumado e não se discute, mas aqui, e não lá.
O cara cometeu crimes comuns, entre eles, roubos, assaltos, assassinatos e li qualquer coisa de abuso sexual contra uma pessoa incapaz. O cara é marginal, não interessa se teve motivos ideológicos ou não. Olhem a entrevista dele, clique e leia. É óbvio que ele se defende, se arrepende, com a cara de pau que todo marginal deste tipo tem.
Já que estamos mostrando a defesa dele, vamos mostrar o ataque, o homem que Battisti condenou a cadeira de rodas, clique e veja, vale a pena e é chocante.
Vamos aos fatos que me deixam desconfiado:
  1. O advogado dele é o Luiz Eduardo Greenhalg, baluarte da defesa de terroristas e oprimidos, idealistas que assasinaram, roubaram e cometeram crimes em nome da ideologia, NUNCA a democracia. Ele é lobista forte!
  2. O Brasil extraditou os atletas cubanos sumariamente, ilegalmente, quase um rapto, para atender caprichos de Fidel e Hugo Chávez que emprestou o avião que levou de volta os pobres atletas que só queriam LIBERDADE, não eram criminosos. Agora dá asilo político a um criminoso condenado em uma democracia onde existe lei e ordem estabelecida?
  3. O caso Caciolla tem sido usado na defesa do asilo de Battisti. Sofisma puro, Caciolla é cidadão italiano, Battisti não é brasileiro. Caciolla é também marginal, mas são coisas distintas um caso e outro. "Bow Shit" diria o americano.
  4. O Brasil comprou briga internacional, com a Itália, importante parceiro, por causa de caprichos ideológicos? Será que existe algo mais por trás disso? Grana? É estranha no mínimo a real motivação disso.
  5. As relações estão abaladas entre os países, estima-se que existem quase 20 milhões de patrícios italos-brasileiros e italianos por aqui. Este povo deve estar revoltado e vai cobrar a conta do sr. Tarso Genro e do governo, podem apostar.

Não preciso falar muito, mas faço minhas palavras as do Ricardo Noblat , em seu Blog. Ele diz tudo sobre o episódio. Leiam, vale a pena, está perfeito na análise do caso. Apoio totalmente o comentário do Noblat e ainda dou os parabéns. Leia neste link para o BLOG do NOBLAT - O Comentário- Caso Battisti ficará entre nós.

domingo, janeiro 25, 2009

A economia em 2009 e a ação de Obama!


Obama assumiu e agora luta para implantar as medidas de gestão da crise econômica. Clique e leia.
O que nos espera? Já disse aqui que é difícil fazer previsões. Uns dizem que a crise dura 3 anos, outros mais, outros menos. Um japonês amigo, executivo de uma grande multinacional do Japão, me disse 3 anos. Eles são cuidadosos no planejamento e isso pode ser uma boa referência.
Se pensarmos bem, a economia americana não é mais 50% da economia mundial, mas ainda é a locomotiva mundial. O PIB do Japão, China e Alemanha, respectivamente, segundo, terceiro e quarto maiores PIBs do planeta somados ainda são menores que o PIB americano. Se os Estados Unidos conseguir retomar a confiança, o crédito voltar e junto o consumo, a reversão das expectativas negativas, a repercussão mundial e recuperação são inevitáveis. Eu acho que as chances são grandes neste início, pelo sangue novo, pela aceitação da maioria do povo e pela ação conjunta e coordenada dos países na gestão do problema.
Eu acredito (otimismo meu talvez) que ainda em 2009 saíremos da descida na ladeira da curva para retomar a subida.
A discussão ideológica que toma conta de meios acadêmicos na questão de estado x mercado, socialismo x capitalismo, é parte do processo que vivemos. Escrevi dois artigos sobre isso, links abaixo. Acredito em nova ordem mundial. Econômica, política, social e porque não, ambiental. O mundo mudou, continua em processo de mudanças, estamos aprendendo com os erros, com as crises. Obama é o exemplo vivo desta mudança, terá papel fundamental no processo de ajustes pelo qual passamos. Pode fracassar? Pode errar? Claro que pode, o ser humano é falível. Interesses contráriados podem atrapalhar Obama, erros podem ainda ser cometidos, mas acho que as chances dele de sucesso são grandes e dependerá muito deste início de caminhada. Parece que começa bem, com o pé direito.
Quem quiser ler os artigos onde faço um breve histórico da origem do capitalismo e do socialismo e uma comparação entre o mundo real x ideal pode ler: O capitalimo tem futuro? I e O Capitalismo tem futuro? II - É só clicar nos títulos para acessar.

quinta-feira, janeiro 22, 2009

Pelo Celular- China cresce só 9%?

Estou fazendo um teste e enviando uma postagem por celular, o assunto é bom:
China cresce só 9% em 2008. Clique e leia.

O milagre chines é impressionante, não conheço detalhes para saber quanto é o mínimo de crescimento lá que seria sustentável ao país.Aqui no Brasil são 3% ao ano, alguns dizem 3,5%, ou seja, quando crescemos neste nível,o país está empatado, não gera riqueza e mal absorve a mão de obra entrante.Menos é problema, mais é bom!
Na China é menos os 9% deste ano, tanto que eles estão crescendo e progredindo desde a década de 90.O crescimento médio deles é 9,6% e o último menor creswcimento lá foi em 2002 com 8,3%.
Se realmente a queda de importação dos países fortes derrubaram o PIB, 2009 pode ser menor que isso, a projeção é de 8%, mas existe chance de piorar. Ainda assim, um bom crescimento e provavelmente acima do mínimo necessário para a sustentabilidade.
Acompanho a China desde 1993, fui lá diversas vezes, sou testemunha do espetacular crescimento desde que eles viraram o jogo socialista/comunista. Sempre disse, e contiuo a dizer: A China era o tigre asiático adormecido que despertou agora para segurar a humanidade por um tempo. Há muito o que se fazer por lá.
Se estivesse a China ainda fechada ou com problemas sociais e econômicos do passado (não que tenham acabado) o mundo sofreria muito mais nesta crise.

BC reduz juros em 1%, e dai?


BC reduz juro em 1,0 ponto, maior corte desde fim de 2003- Clique e leia.

Ainda somos campeões do planeta em juros. O Brasil demorou a entrar na correnteza mundial do rebaixamento de juros devido a crise e a estimativa de recessão. Menos mal, antes tarde do que nunca.

Acontece que o problema no Brasil NUNCA foi a taxa oficial, Selic, mas os SPREADS bancários cobrados pela máfia dos bancos. Os juros de cheque especial, de cartão de crédito continuam com dois dígitos ao mês na maioria dos bancos. Juros para crédito normal, descontos de duplicatas, CDC, etc., ainda estão na faixa de 3,5% a 5% am. ROUBO, sempre denunciei isso. Aposentados no crédito consignado pagam mais de 2,5%, as vezes até 4,5% am, sem riscos para os bancos. É ASSALTO aos velhinhos, já denunciei aqui várias vezes.

A máfia empresta com juros baixos a quem não precisa, e mesmo assim não são tão baixos. Como nós economistas falamos, ele te dá o guarda chuva, quando começa a chuva te pede de volta. Banco só empresta a quem tem dinheiro, toma de quem não tem. REPITO: NÃO SOU CONTRA LUCRO, SISTEMA FINANCEIRO,DERIVATIVO, LIBERDADE DE MERCADO.Sou contra os abusos, os roubos, assaltos que são praticados desde a década de 90 e nada, nenhuma voz para denunciar a máfia que opera no sistema nacional.

E dai que o BC segue a tendência e abaixa a taxa oficial? A súcia vai manter o spread com o argumento que a inadimplência é alta. Pelo amor de Deus, é dizer que a febre é responsável pela infecção!
O Brasil enfrenta uma fase de demissões e retração em alguns setores, esta taxa mais baixa é o remédio, mas no caso aqui não vai funcionar "by the book". O SPREAD cobrado pelos bancos é o PROBLEMA e continua sendo!

O remédio está correto, a dose e a prescrição estão erradas! CADEIA PARA A MÁFIA, ABAIXO OS SPREADS! Na verdade deveria começar pelos bancos oficiais CEF e BB. Porque eles não peitam o mercado e derrubam os SPREADS?

quarta-feira, janeiro 21, 2009

A posse de Obama e a esperança!

Não nego a ninguém que sou fã incondicional dos Estados Unidos, exemplo de democracia, liberdade, oportunidades e busca pela justiça social e crescimento. Podem dizer o que quiserem os "antiamericanos", mas temos que respeitar o povo americano, a potência mundial.
Acompanho a política americana desde a década de 80, tenho vários amigos políticos lá e alguns chegaram a postos relevantes.

A posse de Obama, quem quiser ver o discurso em inglês clique aqui e a tradução clique aqui.

Obama ganhou a eleição contra todos prognósticos, derrubou Hilary Clinton na máquina Democrata e depois foi relativamente fácil pelo desgaste Busch e dos Republicanos. Busch sai com a pior aprovação da história, só 32%, antes dele os piores foram Richard Nixon que recebeu um "impeachment" e Lyndon B. Johnson que substituiu Kennedy. Busch é esperto, mas a história não deverá ser muito generosa com ele. Pegou o país na propeperidade deixada por Clinton, ganhou a eleição sob suspeita, usou diversos "body bag" nas guerras do Afganistão e Iraque, sem contar o famigerado September Eleven que vitimou 5 mil pessoas e paralizou o mundo. Osama Bin Laden não foi morto nem preso, e Busch pagou um preço alto para tê-lo.

Obama tem uma história de vida interessante. Primeiro negro a chegar a presidência do mais democrático país, esta situação só consolida esta democracia. No discurso de posse cita o exemplo do pai, negro, keniano, que há 60 anos não entraria em restaurantes em algumas cidades americanas. Falou isso sem rancor, com espírito conciliador.

Obama é articulado, preparado, uma de suas forças é a oratória e retórica, isso é virtude em político. Precisamos saber se é também obstinado. Substituiu o "We can", por " We will". Ele não pode ser comparado a George W. Busch, é outra coisa, ele será comparado com F.D. Rosevelt, Kennedy, George Washington e Abraham Lincon. Tem tudo para entrar nesta galeria. Ele pega o país no fundo do do poço, qualquer melhora será sentida e benéfica ao povo americano.

Ele terá imensa responsabilidade , também pela expectativa criada. Responsabilidade por ter a maior aprovação da história no início de governo, expectativa pela solução da crise pela qual passa os Estados Unidos.

Considerando que acompanho a política lá de perto desde a década de 80, não me lembro de nada igual. O show americano de sempre na "inauguration" extrapolou, com a presença maciça da juventude e do povão!

O que eu acho que vai acontecer? Obama vai reverter expectativas negativas, restabelecer a confiança e isso já é provado na economia,desde 2006 com Edmund Phelphs, ganhador do Nobel. A confiança e a expectativa são componentes importantes na influência de comportamento de variáveis econômicas, principalmente em termos de políticas nacionais dos países.

Reitero, existe a crise, mas Obama, os planos que adotarão, a experiência com crises passadas e a resiliência americana vão reerguer o mundo já em 2009 com a locomotiva voltando a acelerar para entrar em 2010 de volta ao ciclo virtuoso da prosperidade.

Uma amigo comentava ontem, o americano é gragário, ele se une como formigas, abelhas em benefício comum, liderados por alguém com causas nobres que respeitem a liberdade e a democracia. Obama representa isso e aglutinará o povo americano. A força estará na confiança e na mudança da inflexão na curva da esperança. A reversão das expectativas pessimistas será seu maior triunfo no começo.

Ele cita que a esperança venceu o medo, mas na verdade a esperança era a única alternativa que existia. Lá a força da democracia é maior que a incompetência, inapetência e desvios eventuais de um presidente e de políticos.

Acredito que ele é predestinado, marcou a história americana por vários fatores, marcará a história mundial como o homem que derrotou o pessimismo, a crise mundial e a expectativa negativa que impera no mundo em 2009, ano que ficará na história da humanidade.
Além de experessar meu profundo desejo de sucesso ao presidente Obama, deixo registrado aqui minha ilação de que já em 2009 assistiremos a retomada da economia mundial. Existem riscos sim, de crescerem os problemas de recessão, claro, mas não consigo vislumbrar isso. Acho que é para cima e para frente!

Detalhe, o mundo é outro, a economia é outra, os sistemas tendem a mudar sempre, o próprio Obama é parte desta mudança. Aprendemos, sofremos, mas assim que se constrói a prosperidade e a grandeza de uma nação.
"God bless you Obama, God bless United States of America" estão dizendo os americanos e eu faço coro por aqui.

terça-feira, janeiro 20, 2009

Memórias de Francisco Coelho Duarte Badaró.

Acabo de ler o livro escrito pelo meu pai, sobre seu avô, meu bisavô, Francisco Coelho Duarte Badaró.
Meu pai precisava escrever este livro para esclarcer alguns episódios e desafetos do meu bisavô, além do que a vida dele foi um tanto interessante no meio político , tendo sido um homem brilhante, com uma "network" poderosa na época, conviveu com figuras ilustres e participou de momentos históricos, tendo tido participação em alguns, e militado em outros.

Ele nasceu em 1860, de família simples e morreu em 1921 aos 61 anos de idade. A medicina não tinha os avanços de hoje e uma simples penicilina salvaria sua vida. Coisas do destino.

O Badaró foi herdado do jornalista Libero Badaró, assassinado pelo império e homenagedo pelos Coelho Duarte em seu filho Francisco.

Ele estudou direito, foi promotor, juiz, deputado federal, senador mineiro(deputado estadual) e embaixador junto ao Vaticano na época que talvez fosse mais importante posto que o embaixador de Washington ou Paris.

Foi constituinte em 1891, primeira constituição nacional, foi abolicionista e republicano, ligado profundamente à igreja católica, dado a isso sua indicação ao posto em Roma, além claro da amizade com o Marechal Floriano Peixoto.

Conviveu e foi amigo de Bernardo Guimarães, Tristão da Cunha (avô do governador Aécio e companheiro dele de caçada), Floriano Peixoto, Raul Soares, Augusto de Lima, Artur Bernardes, Campos Salles, Prudente de Morais, Rodrigues Alves e tantos outros políticos, juristas e prelados da época. Destaco a relação e convivência com o Papa Leão XIII que enfrentou no final dos século XIX a fúria e presença da doutrina marxista com a legitimidade e força da época. Imagino como deve ter sido dura a batalha filósofica que só veio desmoronar nos anos 80 do século XX.

Na vida dele tem episódios marcantes como a permissão de alistamento das primeiras eleitoras mineiras, e brasileiras (depois cassada), mas que chegaram a ser as primeiras eleitoras em 1904. O voto feminino só veio definitivo na década de 30.

Foi ligadíssimo a igreja, atacando-a e defendendo-a em suas convicções. Foi chamado de liberal e reacionário, o que não diz nada para um político, cabendo ora como elogio, ora como admoestação, dependendo do ponto de vista do interlocutor.

Culto e poliglota, falava francês, italiano, latim foi intelectual reconhecido, autor de livros diversos.

Teve desafetos e problemas, como todos, tinha seus defeitos e qualidades, mas me deixa orgulhoso participar de uma família com tradição desde o século XIX, com homens públicos de boa reputação e conduta séria no trato das coisas públicas. Todos foram simples, figuras de classe média e dai a origem de atitudes e comportamentos que perduram até hoje.

Acho que foi o melhor livro que meu pai escreveu, como todo livro de 324 páginas tem episódios maçantes, como a transcrição de discursos no congresso e assuntos pouco interessantes. Uma crítica é com relação a textos em francês(originais das fontes pesquisadas), mas sem a devida tradução.

Com relação a manutenção da tradição política na família tenho minhas ilações e idiossincrassia, mas prefiro guardar para mim, quem sabe um dia manifesto minha opinião para nossa família.
Depois dele vieram meu avô Badaró Junior e meu pai Murilo, com participação em episódios da vida nacional, com brilhantismo e relevância e ocupação de importantes cargos e funções.

Não posso deixar de manifestar meu orgulho por pertencer a tão importante e tradicional família, por isso deixo registrado aqui no Blog. Para os críticos de todos políticos Badarós, nada diria. Creio que é parte do papel de estar na vida pública, os aplausos e os apupos. A postura, o caratér e a convicção na luta dos ideais são o legado que fica para futuras gerações, como as nossas, com os defeitos e qualidades de todos seres humanos.

quarta-feira, janeiro 14, 2009

China já é a terceira economia mundial e Umas dicas para bolsa de valores!


Clique e veja a matéria- Os EUA com US$ 13,8 trilhões e o Japão com US$ 4,4 trilhões são o primeiro e segundo respectivamente.
A China agora com US$ 3,8 trilhões bateu a Alemanha com US$ 3,2 trilhões tomando o terceiro posto em termos de PIB.
Era previsto e já existem projeções que dão a China em primeiro já a partir de 2015.
E como fica agora em 2009 a situação considerando que haverá uma retração mundial e a China depende muito de exportações?
Basta ver o gráfico acima para sabermos que a China tem em seu mercado interno a maior força.
A exportação correspondeu em 2007 a 18% do PIB, ou seja ela perderia parte disso e mais alguma coisa pelo desemprego que a retração mundial e queda das exportações trará, mas nada desanimador. A projeção ainda é de crescimento de 8 a 9% em 2009. Isso segura boa parte do terceiro mundo e das comodities, entre um dos "salvados" estará o Brasil.
A situação mundial deverá, segundo previsões(já postei aqui), reverter em inflexão positiva em junho de 2009. Eu particularmente acredito na resilência da economia americana e no Plano OBAMA que assume agora dia 20.
Maravilha a China, desde 1993 fui praticamente todos anos a China até 2003, minha última vez. Sou testemunha do que ocorreu lá, imagino de lá para cá.
Breve visitarei a China e tomarei um susto, bom susto claro. Sempre disse, ainda há muito por se fazer lá, isso garante o mundo por muitos anos ainda. Somando-se a ela, temos a ìndia que está em processo virtuoso também e breve deslanchará com a China.
Alguns amigos me pediram opinião sobre a Bolsa no Brasil: Vai lá. Vi projeções que dão 50.000 pontos no final do ano. Isso seria ganho de mais de 25%. Pode ser, projeções sempre são chutes. A bolsa poderá ir até mais se a economia mundial voltar forte e derrubar os pessimistas.
É difícil dizer, mas uma coisa posso afirmar: A volatilidade será grande, maior que dos últimos anos. A bolsa então só recomendo para profissionais. Se quiser investir em bolsa em 2009 coloque só 20% do seu dinheiro. É um bom risco. Outros 25% colocaria em multimercado e 55% em renda fixa, mas atenção porque a chance de cair os juros é alta e isso afeta a renda fixa. Se acontecer isso, pode aumentar um pouco o multimercado.
Outro lembrete: Bolsa tem a hora de entrar e de sair. Principalmente de sair. O negócio é traçar uma meta com dois cenários. Atingindo isso pula fora, perdendo ou ganhando. No jargãode mercado chamamos de limitar os lucro ou o prejuízo.


quinta-feira, janeiro 08, 2009

O conflito atual Israel x Palestinos

Escrevi um artigo sobre a crise atual do Oriente Médio com vários fatos históricos do século XX e uma análise do conflito. Quem quiser ver o artigo completo é só clicar aqui.

Em resumo é o seguinte: Conto fatos desde 1917 e vou seguindo resumidamente até 2006 com a tomada do poder pelo Ramas. O Ramas derrotou a OLP nas urnas.
Existem radicais de ambos os lados, judeus e árabes, existem erros de ambos os lados, mas na verdade Israel é vítima de agressão no caso atual. O Ramas radicalizou com o fim do cessar fogo e preparava mais ofensiva. Israel quer destruir seu inimigo que é o Grupo Ramas e destruirá, pena que sangue inocente corre nas areias de Gaza.
A paz é desejada e necessária na região, uma parada na guerra, ou guerrilha que se inicia é vital, mas não podemos só cruxificar Israel. Se eles têm poderio militar e uma hegemonia na região nos indicadores sociais e econômicos é devido a liberdade, democracia e competência de seu povo.
As coisas iam bem até que radicais de ambos os lados figuraram como protagonistas da situação. Eles vivem disso, do sangue e da proliferação de ódio. Um lado não vive sem o outro. A primeira providência é tentar isolar estes grupos. O Ramas está liquidado e a população palestina vai se encarregar de enterrar politicamente o grupo, resta os judeus fazerem o mesmo do seu lado. Pena que um lado, na miséria e mazelas, na corrupção de lideranças vai pagar com sangue inocente de crianças e mulheres e mais cicatrizes serão abertas neste ciclo vicioso do inferno da guerra entre árabes e judeus.

terça-feira, janeiro 06, 2009

Saída de dinheiro estrangeiro da Bovespa e juros em Janeiro.

Vi duas notícias que merecem destaque aqui.

1-) Mercado aposta em corte de 0,50 pto da Selic em janeiro - clique e leia

Na contramão do mundo que abaixa juros para combater a recessão provocada pela crise, o nosso BC manteve a taxa mais alta do planeta. Agora parece que vai dar uma mudança no rumo. Acho correto, sou contra juros altos(como a maioria deve ser, menos banqueiro). Isso significa que a bolsa pode melhorar e deve melhorar e o combate a redução da atividade econômica fica mais explícito.


2-)Saída de estrangeiro da Bovespa soma R$24,6 bi em 2008 - clique e leia

Se considerarmos um volume médio de R$ 4 bilhões (na verdade a média foi menor, mas este número é para efeito de cálculo que farei aqui) e que temos 240 dias úteis (5 dias x 4 semanas x 12 meses) teremos mais o menos a fuga média de R$ 100 milhões, equivalente a 3% do volume negociado diário. Na verdade o amior volume de saída do dinheiro estrangeiro aconteceu de outubro para frente, mas percentualmente se contado o volume anual movimentado não importa. Ou seja, a queda da bolsa não fi pela saída do dinheiro de fora que aqui estava aplicado.
Um levantamento da Gazeta Mercantil mostra que 45 empresas (grandes) perderam quase 80% do valor (0 valor da face pela ação cotada na bolsa). Na verdade este valor não existia, estava alavancado como todos ativos e isso gerou a bolha e a crise.
O importante é que a bolsa pode subir 30 ou 40% este ano e tem muito papel barato, entretanto todo cuidado ainda é pouco, existe muita volatilidade e especulação.
O juros baixos tendem a voltar capital nacional para a Bovespa, mas o estrangeiro não vem com toda facilidade (parte do que vinha, ia para a bolsa). O recurso externo deve ser menor, primeiro pela excassez de crédito e agora com a tendência de baixa dos juros (mas ainda somos campeões do Globo).

2009 começa e reitero que a expectativa pessimista vai surpreender muitos, não porque será um mar de rosas, mas o estrago não será tão grande e a partir de junho a inflexão muda a direção para retomar a alta. Vamos ver e fica aqui registrado.

quinta-feira, janeiro 01, 2009

A pauta política de 2009

Clique e veja - Escrevi em abril de 2008, tive 385 acessos neste artigo. Na verdade tenho outros artigos com muito mais acessos, o maior com 9.000 (modéstia as favas como dizemos aqui em Minas). Quem quiser ler mais artigos no Webartigo, clique e leia.

Vaticino sobre a tentativa que irão fazer para deixar Lula mais um tempo. Não sei se vão conseguir, mas a conversação começou! Terceiro mandato díficil, prorrogação e/ou coincidência das eleições (municipais com estaduais) é mais factível.

Lula está bem na aceitação popular, quase 80%, mas esta tentativa que não partirá dele e sempre terá sua negativa vai arrumar inimigos ferrenhos, a mídia principalmente.

Ele negará, dirá que não quer, que não vai, mas se o cavalo passar ele monta e pode ser bem capaz de articular esta coisa toda. Hoje vi uma notinha que fala de um jantar em Brasília com o Raul Castro, irmão do Fidel, e José Dirceu, na presença de Lula e mais a cúpula solta o verbo na questão de extensão do mandato, na verdade eles querem o terceiro.

Acho que não será fácil, mas tentarão, podem escrever.

Outra coisa que vai acontecer em 2009: Os candidatos de 2010 ( começa agora, em 2009, a corrida) vão começar a tomar rumo. Dilma (na verdade não acredito e Lula está soltando um "boi de piranha") Aécio (com sérias dificuldades no PSDB e não acho que trocará de partido) e Serra (favorito nas pesquisas iniciais de intenção de voto). Ciro Gomes corre por fora, mas na minha visão será o "cara" do Lula com influência de Eduardo Campos de Pernambuco. Lula não elegerá um "poste", ele sabe disso e a chance de problemas devido a crise mundial é grande e afetará a popularidade dele, pouco, mas afetará.

A eleição passará por Minas e o PT daqui com Pimentel e Aécio darão suas opiniões, mas como sempre, nós mineiros corremos a favor da correnteza.
Uma outra tese que ganhará ou não força e terá prazo para se consolidar: A criação de um terceiro mandato como fez Tancredo, o Partido Popular, e começou ai o fim da revolução de 64.
A história se repete? Pode ser, mas tem o "timing" de acontecer ou não.
Escrevam ai, em abril de 2008 falei no assunto, não sei se vão conseguir alguma coisa, mas a discussão começou.

Minha opinião? Sou contra um terceiro mandato ou ampliação deste, mas a coincidência das eleições traria muitas vantagens ao país, entre elas, talvez a principal, redução de "custos eleitorais" e consequentemente enfraquecimento do poder econômico nas eleições.

Na verdade sou a favor da reforma política e do voto distrital (tem chance se houver mesmo reforma política na onda da discussão de ampliação do mandato).
Para falar a verdade precisamos reformar muito mais coisas neste país.
Meu bisavô Francisco Coelho Duarte Badaró foi constituinte em 1989, primeira constituição republicana do Brasil e chamava estes homens, verdadeiros representantes do eleitor de
"celebridades de aldeia", mas com certeza bem melhores que os "deputados de enxurrada" de dinheiro, grifo meu.