quarta-feira, dezembro 19, 2007

Brasil sexta economia mundial?

Clique e veja a matéria - JB ONline.

O Brasil pela metodologia apresentada fica em sexto, empatado com Reino Unido, França, Rússia e Itália.
O detalhe: Apesar de o Banco Mundial colocar o Brasil em sexto, empatado com Reino Unido, França, Rússia e Itália, ao se verificar os números absolutos de participação no PIB mundial, sem arredondamento para 3%, o Brasil ficaria apenas em décimo. De acordo com o relatório, enquanto o Brasil respondeu por 2,88% do PIB, o Reino Unido teve 3,46%; a França, 3,39%; a Rússia, 3,09%; e a Itália, 2,96%.

Mas o que significa isso? Tudo ocorre em função do ESTADO brasileiro e não do GOVERNO brasileiro. Temos problemas estruturais graves e a prosperidade mundial somada a várias medidas que estão sendo plantadas desde a década de 90 são responsáveis pelo indicador. Não podemos confundir o ESTADO com o GOVERNO. Nosso mercado potencial e a riqueza da nação extrapolam regimes, partidos e políticos, ainda bem.

A estabilização da moeda é talvez a maior responsável pelos resultados obtidos, mas não só ela.

O governo está eufórico e loas pela responsabilidade, mas o que aconteceria se não tivessemos este ciclo virtuoso mundial desde 2.000?

Ainda insisto que deveriamos estar melhores, mas erros e desmandos que também nada têm com o governo do PT são causas de nosso, digamos, desempenho aquém do potencial.
O que adianta ser a sexta economia mundial com tantos problemas de infra-estrutura? Saúde e educação precárias? Gastos públicos e corrupção nas nuvens?

Tomará que continue assim, com bons indicadores, mas estou sempre alertando que a liquidez mundial aproxima a economia global do precipício. Quando será a queda? Está próxima e isso afetará nossa economia. Neste momento as mazelas e desmandos, insisto, não só do PT, aflorarão.
A euforia da comemoração de uma posição na sexta colocação global, poderá nos cegar para questões graves e profundas no ESTADO e GOVERNO. Muito ainda precisa ser feito.

Nenhum comentário: