sábado, maio 09, 2020

Registro de Óbitos no Brasil 2018-2019-2020


Um assunto um tanto lúgubre e ruim para se tratar, mas diante desta pandemia e de tantas informações e mídia em cima, resolvi fazer umas pesquisas por minha conta.
Nunca tinha passado pela minha cabeça investigar o número de mortes do Brasil.
A Rede Globo que não assisto mais, só conta mortes e covas, #globolixo na minha opinião. Não sei porque não divulgam coisas boas junto dos dados ruins da tragédia.
Claro que o problema não pode ser desprezado e nem minimizado. Fato. O mundo sofre com isso, mas cada país terá sua peculiaridade no enfrentamento da crise, na saúde e na economia.
Assim como aqui no Brasil, a regionalização e diferença entre os estados deve seguir na mesma direção.
Repito mil vezes: Não é escolha de Sofia entre economia e salvar vidas, mas a economia em depressão também mata.

Vamos lá.
Sábado de quarentena revolvi investigar isso. Há exagero na divulgação das mortes? Porque não morre mais gente de nenhuma doença? Porque há notícias de hospitais em colapso e muitas fotos de hospitais vazios, diferentemente de outras ocasiões onde era possível ver pacientes amontoados nos corredores dos hospitais públicos, e olha que nem tinha pandemia. Onde estão estes pacientes?


Existe uma fonte de informação.

Só clicar para ir ao site;

Pois bem.
Fui aqui.
Registro Civil de óbitos no Brasil

Sinceramente me surpreendi com o tamanho da tragédia pintada e os registros.
Busquei as informações da seguinte forma, só para ter uma amostra de referência.
Brasil, Rio, MG e SP nos meses de março e abril dos anos de 2018, 2019 e 2020.
Vejam isso: Clicando na figura ela aumenta



E os casos do CE e AM



Vamos lá:

  1. Não estou menosprezando a gravidade do problema.
  2. A politização da crise é fato e o superdimensionamento parece real. Não entendo o porque disso.
  3. O mundo inteiro se uniu, os políticos de situação e oposição, aqui não. E para piorar temos além da crise na saúde, na economia, agora uma crise política caminhando para a institucional. Muito triste tudo isso.
  4. Não defendo liberação geral porque não vai dar certo, mas o tal lockdown me parece insanidade e não vai funcionar. Veja abaixo o que descobriram em NYC: Os pacientes hospitalizados, 66% estavam confinados.
  5. O problema de saúde no Brasil existe ha muitos anos, no setor público e privado. Este problema só desnudou a gravidade do caos existente. 
  6. O caso do AM é grave e exponencial, mas  recentemente teve prisão por desvios milionários na saúde de lá e a população está pagando o preço. Pena que a população é quem sofre e paga a conta, muitos com a vida. No CE não pelos registros não há nada além da série.
  7. O lockdown não vai funcionar com a população de menor renda. Vai acontecer desobediência civil. Ficar em casa, pequena, com família grande sem ter o que comer e como se sustentar não vai funcionar para a maioria dos brasileiros. A classe média pode fazer isso, o povão não. Infelizmente.
  8. Abertura do comércio com as devidas cautelas sanitárias e progressivamente como fez aqui Nova Lima deveria ser a saída. Não há como impedir a proliferação do vírus, infelizmente
  9. Tem teses ai, inclusive de médicos, que nossa população em grande parte já está imune, pela sua própria imunidade, ou porque já teve contato como vírus.

66% dos hospitalizados em Nova York estavam confinados, diz Andrew Cuomo - Clique e veja a matéria


Não há muito o que comentar, na parte médica ouço várias opiniões e fica difícil saber o que seguir de verdade, quem está certo? Quem está errado?

Na economia, escrevo sobre a história da economia e tenho visto muita coisa. Esta crise como desemprego já ultrapassou a depressão pós 29 e a Segunda Guerra. Não adianta produzir se o consumo está minguando e posso resumir tudo com uma frase de Adam Smith:

O consumo é a única finalidade e o único propósito de toda  produção . Adam Smith


Nenhum comentário: