sábado, abril 11, 2020

O estrago na economia pelo COVID19 e a população mundial


A população mundial é estimada em 7,7 bilhões de pessoas.
A PEA - População Econômica Ativa é estimada em 3,2 bilhões de pessoas
Se quiser ver mais clique aqui - ONU-OIT

Segundo a OIT a pandemia vai tirar 195 milhões de empregos. Clique e leia

A Organização Internacional de Trabalho prevê que a crise causada pelo coronavírus acabe com 6,7% das horas de trabalho em todo o mundo no segundo trimestre de 2020 – o equivalente a 195 milhões de trabalhadores desempregados em período integral. “Nós tínhamos uma previsão de cerca de 180 milhões de desempregados no mundo em 2020; comparativamente, em três meses, vamos mais que dobrar esse número. É uma catástrofe econômica e social que precisa de resposta global”, afirmou o diretor-geral da OIT, o britânico Guy Ryder, em debate nesta terça (7/4) promovido pela Academia do Pacto Global da ONU, adiantando número do relatório da organização divulgado também nesta terça.

Ou seja...da PEA mundial (42%) o desemprego atingirá 6% e 3% da população mundial.
Claro que alguns países sentiram mais ou menos, mas o mundo todo sentirá a brutal recessão e com algumas previsões de depressão em alguns países, inclusive os EUA, infelizmente.
Gostaria de estar errado.

O número de mortos pelo vírus ainda é incerto, alguns países sofrerão mais, outros menos. Estatisticamente o número será desprezível comparado a PEA e mesmo a população. Triste também.

Não há conflito de interesse entre salvar vidas o a economia. Precisamos salvar as duas. Desemprego mata também. Mata a esperança, sonhos e vidas.
Muita gente esperta vai sofismar que o capitalismo fracassou, que vidas são mais importantes (com certeza são), mas a economia também é.
Milhares de empresas, pequenas e médias, que geram emprego e renda, para milhões de famílias vão quebrar.
Os governos do mundo todo estão fazendo o que podem. Aprendizado de 1929 e 2008. Ainda bem. Isso vai arrefecer o problema.

Já que falamos de população e eu estou escrevendo sobre a história da economia, sendo que a população é parte ativa da história, encontrei algumas curiosidades que compartilho aqui.

Olhem que bacana.



Clique animado com a população das cidades de 1500 em diante- Clique e veja




E olhem as maiores cidades em 1500, 1895 (Revolução Industrial) e 2018.



Nenhum comentário: