quinta-feira, julho 04, 2013

A crise no Brasil, plebiscito e outras coisitas mais.


Estou aqui em SFO. Fuso de 4 horas a menos do que ai no Brasil. Dia da independência americana. Parabéns ao gigante da economia, liberdade e democracia. Sou fá deste pais.

Antes de sair para comemorar o feriado, não poderia deixar de postar algumas coisas relativas ao Brasil e a este momento que vivemos.

Escrevi alguns posts prevendo estes problemas que enfrentamos, não na dimensão, jamais imaginei e duvido que alguém possa ter pensado nas manifestações populares, como aconteceram.

  1. Escrevi em 2012- Julho- Clique e leia
  2. Este foi em novembro de 2010, apos a eleição- Clique e leia
Vamos fazer algumas considerações e previsões:
  1. O PT, ou alguns petistas ainda acham que os protestos são coisa de classe media e mídia golpista. Eles estão fora da real, Os problemas começam na economia, vão para o social e terminam na politica.
  2. O Brasil vive um mal momento econômico (baixo crescimento, inflação e inicio de aumento de desemprego), ao contrario do que também alegam alguns, o mundo esta bem, ou digamos, levando, nos estamos mal...simples assim e basta comparar com México e Chile, só para mencionar dois países.
  3. Não existe chance de impeachment (mas pode haver clima se continuar esta confusão), a eleição acontecerá  daqui ha 16 meses. Juridicamente não seria viável pelo tempo (recursos, etc.), mas motivos devem haver, ate porque impeachment não eh só jurídico, mas politico.
  4. Dilma não faz politica, não sabe fazer e isso agrava a crise. Alem disso parece ter péssimos conselheiros, menos um, o Pimentel, mas ele não deve estar sendo ouvido pelo visto. Alias dizem que ela só escuta a si mesma e isso também agrava o problema.
  5. Inventaram uma constituinte e misturaram com plebiscito, dizem inspirada nos desastrados bolivarianos Evo Morales e Hugo Chavez. Meteram os pês pelas mãos, ilegalidade e falta de discussão previa derrubaram a constituinte, mas ela insiste no plebiscito.
  6. NÃO vai sair nada. 
  7. Os partidos não querem fazer, não haverá tempo como eles querem (para valer na eleição de 2014).
  8. O congresso parece avido para dar um troco as grosserias e arrogância do planalto...a articulação politica foi fracasso total e combustível em todos problemas, inclusive os econômicos pelo visto.
  9. O congresso e os partidos vão matar a ideia no congresso. Alias, poderia ser uma boa iniciativa,  algumas consultas a população, mas não sobre voto distrital, voto em lista e outros temas que são ininteligíveis para uma grande maioria, imagina para o povão.
  10. Eleitoralmente Dilma esta acabada. Não sei que ainda se beneficia deste momento politico. Marina me parece ser a que mais capitalizou os protestos.
  11. Lula pode voltar? Dizem que ele tem recidiva do câncer e parece serio, mas mesmo Lula não aguentaria na TV e campanha as bobagens que fizeram, foi muita lambança e o povo sente no bolso e na pele. A estrategia do pão e circo e Maslow furou. Se deram mal, e todo Brasil também.
  12. Tenho receio de aparecer um IDIOTA com discurso populista e demagogia, carinha bonitinha e articulado e ganhar a eleição. Espero estar errado, mas apostaria no novo. A presidência pode cair no colo do Joaquim Barbosa, mas não será fácil porque existem questões partidárias no caminho e não são simples.
  13. O Brasil precisa voltar a normalidade, o prejuízo esta sendo grande para todos.
O que eu faria de imediato? Mudaria a equipe econômica para restabelecer a confiança do mercado e tentaria mexer na articulação politica para acalmar o congresso. Neste clima atual as coisas só irão piorar. INFELIZMENTE.




Nenhum comentário: