sexta-feira, setembro 21, 2012

Golpe das elites?



Triste se não fosse cômico, algumas figuras e partidos tentarem defender o Lula e acusarem um suposto GOLPE DAS ELITES contra ele e sua trupe.
Usam o julgamento do famoso mensalão e destilam o ódio ideológico e retrógrado contra uma elite que eles todos fazem parte, principalmente o que chama de injustiçado, Lula.
Outro absurdo é quererem sublinearmente comparar Lula a Jango e Getúlio Vargas ou aquelas épocas a atual.
Quem leu meu livro sabe a pesquisa profunda que fiz sobre Vargas e para quem não sabe cheguei a Jango e aos desmandos dele, governante fraco, dominado por Brizola que acabou levando ao país ao contra-golpe de 1964. Isso mesmo, a revolução de 64 não foi um golpe, mas um contragolpe que seria aplicado por Jango e Brizola.
Quem estudou o mínimo de história não pode comparar Lula a qualquer dos dois, principalmente pela formação acadêmica e política de um e dos outros.
Se querem comparar uma chamada reação das elites as crises de 54 e de 63 e 64, agora deveriam analisar um pouco mais por alguns aspectos que listo rapidamente aqui:

  1. Pelo que me consta Vargas era cercado de bandidos, mas ele nada teve de envolvimento com as mazelas e crimes que ocorreram no seu suplício de 54. Tenho várias restrições a Vargas, mas em nenhum momento minhas pesquisas mostraram ser ele comparável em caráter a nosso personagem atual.
  2. Tudo indica, a verdade e história mostrarão que o episódio do mensalão teria um chefe. Ou será que toda a sagacidade não foi usada para saber o que se passava no terceiro andar do Palácio?
  3. A corrupção que existiu naqueles episódios de 54 e 63/64 não podem nem de perto serem comparadas com o tal mensalão e aos escândalos de hoje. Lá, existia um mínimo de escrúpulos, e a minoria se locupletava, hoje não existe nada disso. A grande maioria está ali para se dar bem, meter a mão e acusar os custos das campanhas por isso, custo que eles mesmos fazem subir com a compra de votos deslavadas e esquemas marketeiros milionários. Como vi uma frase outro dia: Não é a política que faz o cidadão virar ladrão, mas nosso voto que coloca o ladrão na política.
  4. Falarem de golpe das elites, os mesmos elitistas que dominam a política é sofisma puro para continuar tentando iludir a opinião pública e o restante do povão incauto que ainda acredita neles.
  5. As crises de 54 e 64 foram fruto de fatores conjunturais, bandidos e oportunistas que se aproveitaram do governo, mas tiveram conseqüências aos seus personagens, Vargas morreu ou seria deposto, Jango caiu com o contra golpe de 64, enfim, não prevaleceu a impunidade que nos rodeia hoje.
Se querem comparar a história, que ela se repita também na punição e consequências aos seus personagens principais.
O Brasil pode ter uma tímida chance e tudo indica, graça as Deus, que este julgamento pode ser um divisor de águas na questão da impunidade de políticos e caciques. Sem entrar no mérito da questão técnica, espero que seja aplicada a justiça sem restrição. 
O estupro de nossas instituições, a banalização da corrupção e da malandragem por políticos deve começar a ser atacada com a punição de culpados deste triste episódio que manchará nossa história e muitas biografias de atores que gostariam de continuar enganando o povão.

Viva Abraham Lincoln:

 Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...


Nenhum comentário: