segunda-feira, janeiro 16, 2012

A verdadeira face de Adam Smith


Adam Smith, Clique e leia mais sobre ele , é considerado o pai da economia e o o mais importante pensador do liberalismo econômico. Aliás, antes que pairem dúvidas, é minha linha. Sou fã da Escola Austríaca de Economia com vários economistas, mas destaco dois, Ludwig Von Mises e Frederick Hayek, mas vamos falar aqui de Adam Smith. Esclarecendo ainda, o liberalismo e as liberdades individuais não são conflitantes com a justiça social e a moral e ética nas relações sociais.
Seja de uma forma ou de outra Adam Smith organizou o pensamento econômico. Ele viveu em pleno iluminismo (era da Razão entre 1650 e 1700), que trouxe excelentes contribuições a humanidade com quebra de paradigmas e avanços científicos. Podemos dizer que ele é um dos seus expoente e conviveu com vários deles, inclusive Isaac Newton e David Hume só citando dois. O iluminismo existiu em diversos países europeus e na incipiente América do Norte promovendo mudanças profundas no tecido social do planeta.
O que me motivou escrever esta postagem é exatamente a questão que sempre achei: O iluminismo não foi a era da Razão pura e simples, mas com muita filosofia e conceitos morais e religiosos.
Adam Smith cunhou a famosa máxima:" Não é da benevolência do padeiro, do açougueiro ou do cervejeiro que eu espero que saia o meu jantar, mas sim do empenho deles em promover seu "auto-interesse".
Mas ele foi muito mais socialista e preocupado com a justiça social que os ditos comunistas que viriam com Marx e Engels em críticas ao próprio Adam Smith.
Alguns comentários que li no livro Caminhos da Modernidade de Gertrude Himmelfarb:
  1. Adam Smith foi um dos mais importantes pensadores do iluminismo britânico.
  2. A força propulsora do iluminismo britânico não foi a "razão", mas as "virtudes sociais" ou "afecções sociais". Na América do Norte foi a liberdade política e individual como base da revolução e a república que ali se seguiu.
  3. A religião não foi inimiga e a razão foi um instrumento para obtenção de um fim social.
  4. Benevolência, compaixão, simpatia, solidariedade, afeição natural pelo outros eram parte do senso moral ou do sentimento como dizia Adam Smith.
  5. O liberalismo de Adam Smith não preconiza os baixos salário (como senso comum da época), mas valorizava os trabalhadores e os bons salários como prêmio para estimular a produção e produtividade. Ele foi um crítico feroz do mercantilismo.
  6. Eles operavam com a liberdade natural que era inerente a todo ser humano.
  7. Adam Smith escreveu dois livros importantes. Um primeiro chamado Teoria dos Sentimentos Morais e depois o famoso Riqueza das Nações.
  8. Adam Smith achava que o homem nasce com sua formação e capacidade inata e a educação que opera sua transforação positiva.
  9. Smith fez do trabalho a fonte da riqueza, Marx fez do trabalho a essência do homem, dependente dos processos industriais tão criticados por ele.
Adam Smith que surpreendeu pelo seu humanismo e senso de justiça. Para encerrar vou fechar com um trecho da História da Riqueza das Nações: " O que impele a economia é o desejo de melhorar nossa condição, um desejo que, embora geralmente calmo e desapaixonado, nos acompanha desde o ventre materno e nunca nos abandona até irmos para a cova... o esforço uniforme, constante e ininterrupto de todo homem para melhorar sua condição, o princípio do qual a opulência seja pública e nacional, seja a privada, é originalmente derivada, é frequentemente poderoso o suficiente para manter o rpogresso natural das coisas em direção a melhoria, a despeito de tanta extravagância do governo quanto dos maiores erros de administração"

A pregação dele das liberdades com o conceito da solidariedade não podem fazê-lo o "capitalista selvagem" do livre mercado como querem alguns.
Olha, estou ficando cada vez mais fã do iluminismo e conhecendo os britânicos desta época, vendo a importância deles no desenvolvimento da humanidade.

O sistema de liberdade natural é o mais efetivo estimulante do comércio e da economia, e também de toda forma de liberdade em geral, em todos os aspectos.

Não sei se podemos inferir que a revolução industrial veio após esta época como consequência direta dela, mas com certeza estes pensamentos foram a base da revolução industrial iniciada na Inglaterra. Mesmo com seus equívocos iniciais, ela mudou a face da terra e da humanidade. Adam Smith foi um dos principais personagens desta saga, agora, pelo menos para mim, com este sentimento positivo de justiça social e benevolência.

Um comentário:

Ana Beatriz Tallarico disse...

Excelente abordagem Murilo!!! Parabéns!!!
Na minha opinião o ideal para os dias de hoje seria mesclar a Teoria de Adan Smith com a Teoria da Liderança Carismática, que ao meu ver, já fazia parte do senso moral de Adan Smit.
Abraço.
Ana Beatriz Tallarico