terça-feira, janeiro 24, 2012

O primeiro anarquista


Este moço ai é William Godwin- Quem quiser ver mais clique aqui

Fiz uma extrema ligação dele e de suas idéias com os regimes comunistas que precisam do caos e da anarquia para se instalarem
Ele á anterior a Karl Marx e acho que foi comunista antes do herói esquerdista que ainda ecoa na cabeça de muitos.
Karl Marx escreveu o famoso O Capital com criticas a revolução industrial, muitas justas e oportunas para aquela época. Ele Juntamente com Engels são os pais da doutrina comunista que depois fez um estrago em diversos países, inclusive com milhões de mortos e muito sangue no seu caminho. Tenho quase certeza que Marx se inspirou no Godwin, principalmente pela teoria do Caos, vejamos alguns trechos dos pensamentos de William Godwin:
  1. Ateu declarado, ao contrário de muitos iluministas daquela época, século XVIII. Ele era considerado radical pelos outros, Adam Smith e cia. Veja meu post anterior que falo de Adam Smith.
  2. Ele pregava a inteira abolição da propriedade, enquanto seus pares menos radicais a distribuição parcial.
  3. Os iluministas pares de William Godwin pregavam a substituição da monarquia pela república, Godwin queria banir o próprio governo.
  4. Godwin preconizava o fim de todas as instituições sociais: casamento, religião e família.
  5. Mas ele não queria só o fim das instituições sociais, mas também das de estado e governo: constituição, leis, juris, cortes, prisões, punições, escolas.
  6. Ele queria o fim de todo empreendimento coletivo ou cooperativo.
  7. No final ele prega o fim da sexualidade, da própria nação e da humanidade.
  8. Isso tudo ele alegava, era em nome da razão. Se olharmos o que os franceses fizeram na revolução de 1793 (clique e leia) podemos notar várias coincidências.
  9. A principal frase dele é: A sociedade é fruto de nossos desejos, o governo de nossas maldades e fraquezas.
  10. No final de sua vida assumiu a palavra anarquista "uma forma bem concebida de sociedade sem governo".
  11. Insistia que a anarquia era preferível ao despotismo, sendo a primeira transitória e o segundo permanente, É difícil imaginar uma sociedade sem governo na prática, mas sem dúvidas a liberdade sempre será preferível a opressão, aliás, coisas que os comunistas nunca admitiram.
Coisa de maluco, mas com sua importância contestatória marcou sua presença como iluminista.
Ele é considerado o primeiro anarquista, mas com certeza influenciou muito outros pensadores.
Estou me divertindo com o século das luzes e idade da razão, mas concluindo que existiam muitos irracionais que se agarravam na razão para pensar as sandices como estas, e alguns que não se libertaram dos bons sentimentos, valores morais e éticos, além de religiosos.

Nenhum comentário: