quarta-feira, julho 27, 2011

Governo edita medida para conter queda do dólar

Clique e leia -O governo publicou nesta quarta-feira Medida Provisória (MP) no Diário Oficial que permite a taxação em até 25% operações de derivativos feitas por investidores brasileiros e estrangeiros no País. A medida tem como alvo as operações com derivativos cambiais, que tem grande influência na formação de preços da moeda americana no mercado à vista.

Esta pode dar resultado em parte. O preço é muito puxado também pelas operações futuras.

Uma coisa que poderia funcionar,seria aumentar o lastro para operações de derivativos. Hoje não sei quanto está, mas antes as corretoras operavam muito acima da capacidade de honrar, ou seja, compravam ou vendiam 100, quando os limites e lastro eram de 25, por exemplo.

O Mantega disse que teme o desfecho da crise americana, coitado. A chance de os EUA não chegarem a um consenso é zero, até porque, se os EUA entrarem em "default" (calote) a crise mundial seria sem precedentes, principalmente para eles.

O Brasil vive momento complicado, como já disse, os problemas estão todos ocorrendo ao mesmo tempo, o do câmbio e dos juros, ambos interligados, são os maiores e que mais exigem gestão no curto prazo. A medida feita hoje é boa, tira grana dos especuladores e jogadores dos derivativos, podem frear um pouco a fúria da queda, mas a origem desta valorização do real está nas causas que disse no post abaixo.
O Brasil precisa atacar agora é o descontrole dos gastos públicos, eles tentam outras coisas, mas as redes ficam curtas a cada momento, eles terão que atacar esta ferida em breve, querendo ou não.

Nenhum comentário: