quarta-feira, setembro 15, 2010

Projeção do FMI para 2010 pode estar errada

O tempo passa e 2010 está quase no final se pensarmos bem. Vamos para o último trimestre. Seguinte, o FMI projeta crescimento dos países para 2010. Clique e veja.
O FMI projeta o seguinte:
  1. China = 10%
  2. India = 8,8%
  3. Brasil = 7,4%
  4. Turquia = 7,2%
  5. Chile = 5,3%
  6. Coréia = 4,5%
  7. México = 4,2%
  8. Rússia = 4%
  9. Argentina = 3,5%
  10. EUA = 3,1%
Os detaques ficam para EUA, Chile e Rússia. Os destaques negativos para Venezuela = -2,6% e Grécia = -2%.
Hugo Chávez destroça a Venezuela como era previsto.

Acho que O Brasil não bate os 7,4% projetado. O consumo anda forte, mas alguns setores já apresentam arrefecimento. Meu palpite= 6,0% que já estaria ótimo. Ano eleitoral a estrela de Lula brilha e elege sua pupila fácil e de lavada.
A infraestrutura será responsável por esta freada.
Detalhe da minha postagem anterior, estamos alavancados no consumo. Se o mundo perde ritmo em 2011, ainda que não fique ruim, isso pode nos afetar muito. O melhor seria como disse abaixo.

Fica aqui mais uma das minha predições. O FMI vai errar no nosso caso. Os outros países não tenho elementos, mas acredito que pode errar também no Chile (deve superar a previsão) e Argentina (deve ser abaixo deste valor).
Vamos ver no final de 2010.

Nenhum comentário: