sexta-feira, setembro 24, 2010

É a economia seu estúpido!

Eles podem comemorar. Veja o tamanho da estrela de Lula em pleno ano eleitoral. Clique e leia - Taxa de desocupação bate recorde histórico, para todos os meses. Na comparação anual salário médio cresceu 5,5%.
Eu já dizia desde dezembro de 2009 que no ano eleitoral a economia iria "bombar", Lula colhe os frutos. Crescimento projetado a 7% para 2010 só corrobora estas coisas que assistimos e favorecem politicamente o governo.
Cansei de dizer, Lula tem seus méritos, mas o que ocorre agora é fruto de diversas ações do passado, desde os militares na verdade, passando por Collor, Itamar e FHC.

A questão é: Não é fácil mostrar ao povão, isso que hoje lhe dá ascensão social e melhora de vida não é fruto só do governo Lula. Alguns insistem em dizer que Lula descobriu o Brasil, mas não é verdade. Lula e o PT têm seus méritos, claro, mas também erros. Uma informação: Li na coluna do Marcos Coimbra do Voz Populi que mesmo excluídas as pessoas do Bolsa Família, ainda assim a Dilma estaria na frente do Serra. Portanto, não é o bolsa família que vai eleger Dilma, mas as melhorias que o povão vem tendo, só isso.
A oposição não existiu nos 8 anos de Lula. Não conseguiu atualizar a memória do povão com suas realizações e não soube bater nas mazelas e desmandos do governo, e nem em erros crassos que eles tiveram. Agora está ai. Um candidato que apela para a demagogia e o populismo em propostas inexequíveis que só o farão perder votos das pessoas esclarecidas.

Não sei não, mas a chance de segundo turno voltou, pequena, mas voltou. Dilma perde pontos em Brasília, Paraná e São Paulo, importantes colégios eleitorais e podem complicar a vida dela na questão de ir para o segundo turno. Segundo entendidos, Brasília antecipa o resultado das pesquisas em nível nacional.
Não se assustem é se a Marina passar o Serra, o crescimento dela é visível e com certeza tirando mais votos de Serra do que de Dilma.
O segundo turno pode ser saudável para o Brasil, com Serra ou Marina. Vamos esperar, enquanto isso Lula comemora os "seus feitos", como se fosse o único. Isso eles souberam fazer bem, enquanto a oposição ficou calada e apática.
Como disse Bill Clinton a um assessor: É a economia, estúpido.
Aqui, lá, em qualquer lugar, o bolso é o mais sensível local do eleitor. Se está bem, porque votar contra? Esta é a resposta para a performance de uma candidata que não era conhecida, mas que tem um cabo eleitoral de peso e sabe com sua esperteza e sagacidade fazer esta transformação de votos para sua pupila.

Nenhum comentário: