domingo, agosto 29, 2010

A eleição de 2010 e as lições para o PSDB

A vitória de Dilma era esperada, pelo menos por mim. Cantei a pedra aqui várias vezes. A economia vai bem, todos ficam felizes e as classes C,D e E nadaram de braçadas no consumo e ascensão social, mas agora vamos as lições. Clique neste link e veja o tamanho da vitória de Dilma, que saiu no Noblat.

Seguinte:
  1. FHC esta magoado, ele foi relegado pelos tucanos que não souberam explorar como oposição as fragilidades do governo Lula.
  2. FHC, assim como Collor, Itamar e até os militares tiveram ações importantes para estarmos vivendo este momento, Lula foi o que se aproveitou melhor e colhe os frutos.
  3. O PSDB e o DEM desde o primeiro governo do PT não se comportaram como oposição, ou foram incompetentes. Quantas mazelas, mensalão, aloprados, dossies, enfim, muita coisa que não foi explorada no sentido político. Lula e o PT sairam-se bem dos episódios, Lula melhor ainda, e navegou nas águas da prosperidade e ascensão do povão.
  4. Os problemas da infraestrutura, saúde, educação, teriam fragilidades políticas a serem exploradas e a dita oposição não conseguiu ou não teve competência para tal.
  5. As boas coisas do governo tucano de FHC, inclusive a estabilização da moeda, foram pouco exploradas. Ok, são discursos ininteligíveis para o povão, mas os marqueteiros poderiam ter orientado uma linguagem para um discurso popular.
A eleição mostra a força de Lula, sorte e estrela nem se discute, mas não podemos tirar méritos dele em algumas coisas. Como sempre disse, todo governo erra e acerta, alguns sabem capitalizar os acertos e a oposição deve fazer o mesmo com os erros. Isso faltou nos dois mandatos de Lula.

Agora vamos ver como fica 2011, Dilma terá que ser muito articulada para dobrar o PMDB e o PT, caso contrário ficará na mão deles, o congresso será peça chave no governo Dilma.
A outra hipótese, é pelo temperamento da presidenta virtualmente eleita, termos choque e confrontos com instituições, entre ela o congresso.

Faltou oposição no Brasil, esperamos que agora ela apareça. Na política é preciso este embate, a fiscalização e as criticas.

Falam em mexicanização do Brasil (comparando com o PRI do México que ficou 40 anos no poder por vias democráticas). Isso é mal, na democracia a alternância de poder é salutar.
A correr como está, a mexicanização pode acontecer sim, mas espero pelo menos responsabilidade dos governantes. Lula tem suas qualidades, mas uma das suas virtudes que destaco é a responsabilidade, espero que continue assim.

Nenhum comentário: