sábado, setembro 26, 2009

A ordem econômica mundial a partir de 2010

A crise de 2008 ensinou muito. Ensinou que as coisas agora são diferentes. As premissas da era da informação na sociedade do conhecimento são outras.

Muito achavam que demoraria 5 anos a recuperação, poucos, me incluo aqui, achavam que a recuperação se daria ainda em 2009. Ai está.

O G8 morreu, agora é no G20 o fórum para discussão das questões globais. O Brasil tem prestígio e força, não pelo governo em si, mas pelo estado brasileiro, seu potencial.

O conserto dos erros é a coisa mais importante, um destes erros foi a desregulamentação maior que deveria do mercado financeiro. O G20 deve consertar isso. Atenção para que isso não vire intervenção excessiva.

Definitivamente precisamos dos derivativos e do mercado financeiro global, mas o setor produtivo não pode ir a seu reboque. O setor produtivo deve nortear as ações econômicas globais daqui para a frente, tendo ao seu lado o financeiro, não como foi até 2008.

A nova ordem já havia surgido, agora toma forma e formalização mais explícita. Isso ai. Bons ventos continuam soprando. Clique e leia

Os debilóides como Chavéz e companhia limitada fazem parte, não podem é ultrapassar o lugar onde já estão. O G20 cuidará deles, mesmo tendo ali alguns simpatizantes das causas ancestrais de esquerda. Esquerda? Isso é coisa do passado, assim como a direita!

Nenhum comentário: