terça-feira, setembro 01, 2009

Considerações sobre o Pré Sal!


Lançamento do marco regulatório da camada pré sal da Petrobrás merece considerações. Clique e leia- BBC Brasil

Seguinte, vamos fazer algumas considerações:
  1. O pré sal está sendo estudado pela Petrobrás desde a década de 70, foram gastos milhões e passou por vários governos. A paternidade é do estado, não de governo algum.
  2. O Brasil produz hoje quase 2 milhões de barris dia, pelo plano de negóecios vai chegar a 2,68 milhões em 2013, 3,34 milhões em 2015 e 3,92 milhões em 2020. Isso pode fazer o Brasil chegar entre os cinco primeiros produtores mundiais de petróleo.
  3. Serão investidos US$ 111 bilhões no pré sal, e devem ser instaladas 23 plataformas na bacia brasileira entre Santos e o Espírito Santo.
  4. Existem problemas sérios de ordem técnica e a viabilidade comercial desta exploração é questionada. Além disso, dizem que ainda não dominamos a tecnologia para explorar petróleo a 7 mil metros de profundidade. A tecnologia avança e isso nãos erá problema, mas o mercado e o tempo irão confirmar minha assertiva. Ainda acho que a matriz energética mudará radicalmente, mas não a tempo de inviabilizar o petróleo do pré sal.
  5. O modelo criado de "partilha" não me parece ruim. Não tenho ainda informações suficientes para analisar, mas a primeira impressão é boa.
  6. A criação de uma estatal é ruim. Gastos públicos e o ovo antes da galinha botar vão gerar cabides de empregos, possível aparelhamento da empresa e como consequência a corrupção, parte da cultura nacional, infelizmente. Não será culpa do PT e deste governo, a questão ultrapassa governo, é questão de estado. Nas coisas ruins também.
  7. A ANP está sendo atropelada pela estatal. Isso é ruim em um mundo globalizado e no modelo que deverá trazer recursos externos. Agências reguladoras são ponto de equilíbrio entre mercadoxsociedade e governo, ou pelo menos deveria ser.
  8. Ainda teremos embate no congresso. É claro, e qualquer governos faria isso, o pré sal será usado na campanha eleitoral de 2010.
  9. É coisa para o futuro, todos, inclusive a oposição, devem ser responsáveis para criar um modelo justo e protegido dos "males" políticos que infestam esta nação. O modelo melhor é o que dá resultado e nós precisaremos deste resultado no futuro. Resultado social e econômico, com sustentabilidade e responsabilidade.
  10. Não acho que todos problemas do país serão resolvidos como disse Lula. O Brasil é abençoado e tudo indica que será até 2030 um dos grandes "players" globais, não pelos governos e pelo pré sal, mas pelo mercado consumidor e por ainda ter as principais riquezas mundiais. A água principalmente, 20% da água potável do planeta está aqui, fora as riquezas minerais e da biodiversidade.
Vamos acompanhando a evolução do caso pré sal. Ainda é cedo para cantar vitória, mas a perspectiva é muito boa e grande. O BRASIL merece.

Nenhum comentário: