sexta-feira, novembro 07, 2008

Obama, o futuro e a equipe!

Obama começa a montar sua equipe- Clique e leia

Basicamente membros do Partido Democrata e muitos de sua base Illinois. Como já tinha dito aqui, ele não tem experiência nenhuma no executivo, mas pode ter uma ótima equipe.
Já sinalizam com o retorno de Robert Rubim, ex-secretario do tesouro de Clinton e admnistrador de uma crise séria em 1994 com a insolvência do México. O cara parece competente e trabalhou anos junto com Alan Greenspan, enfrentou várias crises.
A sociedade americana é quem manda. Esta coisa de aproximação com Coréia do Norte, Cuba e solução para Afganistão e Iraque não vão passar pela vontade própria dele, mas pelos interesses estratégicos e políticos dos EUA. Já disse e repito, de boa intenção o inferno está cheio e não basta isso para governar bem.
Ele tem a vantagem de ser jovem e talentoso politicamente, mostras disso estão ai. É articulado e retórico como convém a um bom político, mas as esperanças e cobranças em torno dele serão muitas e a frustração pode ser na mesma proporção.
Não acho que possamos temer problemas com Obama, ao contrário, ele é a esperança de ajudar a tirar os EUA do problema financeiro e ameaça de recessão.
Clinton foi um dos melhores presidentes americanos em diversos indicadores, claro que ajudado pela conjuntura, a exemplo de outros políticos e países que não precisam de citação. OBama é ao contrário, herança maldita e problemas e uma dose grande de esperança. A competência e o desempenho vão depender da equipe, da responsabilidade e equilíbrio do presidente eleito.
Vamos torcer para ele.

Nenhum comentário: