sexta-feira, novembro 28, 2008

A crise ainda

Esta semana foi corrida. Estive em Brasília e aqui em BH com minha facul foi muita coisa acumulada, mas isso é bom, vamos nessa!

Tenho dois gráficos do UBS que publicarei aqui na segunda. Mostram dados e projeções que considerei importantes para avaliação da crise e seu final. Deixei no escritório e não tenho mais tempo de passar lá hoje.

Na verdade ouvimos só notícias de demissões, paralização e redução de atividades e produção, realmente alguns setores sofrem mais que outros. A velocidade com que isso acontece é outro dado interessante, mas corrobora minha premissa da nova economia com a velocidade nos acontecimentos.
Nos EUA, falo com amigos e converso com gente que chegou de lá. O tratamento é outro, a mídia parece se comportar de maneira diferente. Muita gente nem fala em crise.

É fato, o mundo arrefece a prosperidade dos últimos anos, a própria China já tem revisto novamente seu crecimento, agora em 7% para 2009. Bom, mas sinalizando queda frente aos 9 previstos duas semanas atrás. O governo chinês baixou os juros lá. As projeções do FMI estão revistas sempre e com forte viés de baixa.

A ação dos governos ainda é firme, isso é gestão do problema.

Segunda publico os gráficos e uma análise de crises recentes e das projeções que fazem para a retomada desta crise atual, que antecipando aos gráficos, já é a segunda mais grave, perde só para a de 1929.
Ainda não me manifesto tão pessimista e reitero: CRISE É SINÔNIMO DE OPORTUNIDADE!

Nenhum comentário: