sexta-feira, setembro 12, 2008

A Bolívia a seus problemas! O que virá por ai?

As manchetes da mídia são todas relacionadas aos problemas atuais da Bolívia. Sabemos que a América do Sul tem instabilidade política em diversos lugares, mas a Bolívia é o pior deles.
Elegeram um índio, Evo Morales, até ai nada demais. Acontece que sob influência de Hugo "maluco" Chavéz ele começou a implantar medidas ditas socialistas, mas com forte viés ditatorial.
São bonitas as palavras e os argumentos do socialismo, da guerra contra o lucro e o imperialismo, mas o mundo real é cruel. A responsabilidade e sabedoria dos governantes são as coisas mais importantes, não as intenções.
O Conflito na Bolívia, este agora, iniciou-se de fato quando Morales, trancado em um quartel, expediu decretos com cunho pouco democrático e sem respaldo da população, atropelando a oposição. Com argumento de mudança socialista, ele mandou ver, tudo indica com a "invible hand" do coronel Chavéz.
Resultado: Revolta da oposição, plebiscito para tornar as provìncias independentes e a confusão estabelecida. Morales reage , quer colocar medidas mais complicadas e o conflito recrusdece.
Chavéz cresce, acusa os EUA de patrocinador e expulsa o embaixador americano, a Bolívia faz o mesmo, os EUA não poderia fazer senão, a mesma coisa. Incidente democrático.
Chavéz chama os "ianques de merda, vão para o caralho 100 vezez" e ameaça intervir em eventual golpe político na Bolívia. Os ataques prejudicam o fornecimento de gás ao Brasil e causam preocupação no setor energético. Já escrevi várias vezes sobre este assunto.
Resultado e conclusão: Existe uma onda dita "socialista" rondando a América do Sul, vide problemas no Chile- Clique e leia. Óbvio que existem patrocinadores desta causa anacrônica.
A Bolívia, à beira de um golpe, pode ter uma intervenção de Chavéz- clique e leia- que suscitará reações diversas, especialmente americana, os nervos estão a flor da pele entre os dois.
Já postei aqui um texto que dizia ser questão de tempo um conflito militar promovido por Chavéz, pode ser este. Falei em Amazônia e Guiana, mas pode ser agora. Um governo que investe em armas e força militar, afronta a democracia em nome do anacrônico socialismo não poderia terminar em outra coisa.
O dedo de Chavéz já está por lá, provavelmente atmbém no conflito do estável Chile e ainda arrumará muita confusão em nome da tal Revolução Bolivariana do século XXI. Coisa de aloprado. O caso é internação em hospício.
Todos pagamos a conta das sandices de governantes populistas e autoritários. O alto preço do petróleo fez deste louco uma bomba explosiva que pode estourar em nosso colo.
Sabe que pode até ser uma boa esta confusão se agravar e ter a intromissão de Chavéz, pelo menos a chance dele ser derrubado existe e será grande. Ao invés de vivermos esperando o próximo passo de Chavéz, veremos sua deposição e seu fim, com chances de ser trágico quando poderia ser cômico. Pobre dos venezuelanos e agora dos bolivianos, acabando sobrando para nós brasileiros.

Nenhum comentário: