quarta-feira, março 19, 2008

Juros negativos nos EUA

O FED abaixou 0,75% e os juros ficaram em 2,25%, ao ano, diga-se de passagem, aqui é ao mês. Clique e leia.

A inflação em 2007 foi de 4,1% e projeta algo semelhante em 2008, resultado: Juros negativos nos EUA. Clique e leia sobre a inflação nos EUA. Eles estão sob a ameaça de inflação e recessão e parecem escolher o combate direto a recessão, mesmo enfrentando um aumento de preços vaticinado. Eu acho que faria o mesmo.
As bolsas subiram e o FED atua com força, mas a ameaça da recessão não está debelada, o pior dos mundos poderia ser as duas juntas, inflação e recessão, a chamada estagflação.

Quem ganha e quem perde? Ainda não sabemos os impactos, as medidas podem levar tempo para surtir efeito, mas vamos lá:
O BRASIL perde, aplica as reservas em quase sua totalidade nos títulos dos tesouro, tremenda fria, tirando a liquidez e segurança, mas poderia ter opções.
O dólar deve reverter a pressão e começar a subir.
Barack Obama(tudo indica que deve ganhar da Clinton), vai sentir o baque, em plena crise, o americano pragmático, deve vota em McCain.
O mundo perderá se a locomotica diminuir o ritmo, já li e ouvi comentários que a China começa a sentir os efeitos desta arrefecida.
O mundo pode estar entrando na inflexão da correção da prosperidade dos últimos 15 anos.
A crise pode ser grave, muito grave, mas ainda confio nos mecanismos e nas experiências com crises passadas. O tempo dirá, como sempre, sendo o senhor da razão.

Nenhum comentário: