quinta-feira, outubro 04, 2007

Loteamento de cargos e novas previsões!

1-) Loteamento de cargos

Maria Celina D’araújo é pesquisadora da FGV – Clique e veja
A Revista Época publica uma matéria sobre o loteamento de cargos públicos para políticos. Segundo a revista, 25% dos cargos importantes do país estão nas mãos de partidos e 20% dos mais altos cargos com o PT.
Quem inaugurou a barganha política como é hoje foi o governo Sarney em 1985, a famosa redemocratização do Brasil, que trouxe algumas liberdades democráticas, mas um lixo de politicagem, corrupção e mazelas mais.
No Brasil existem 24.000 cargos de confiança, nos EUA 4.500, na França 500, no Reino Unido 300 e na Alemanha 170- Fonte Transparência Brasil. Precisa dizer mais alguma coisa?
Segundo a pesquisa a prática de troca por cargos para apoio político é velha no Brasil, mas agravou-se desde 1987. No mundo inteiro praticamente com multipartidarismo e democracia a prática é comum, sabem qual a diferença? Aqui os interesses são estranhos e obscuros. A entrega de cargos a políticos mal intencionados e pouco vocacionados gera a corrupção e a impunidade que assistimos aqui e vem piorando ano a ano. Justificam-se no Brasil 24.000 cargos públicos de confiança e importantes? Não, óbvio que não, aqui ou vira “boquinha” para amigos, ou passaporte para o dinheiro ilícito da corrupção. Antes existia isso, mas a finalidade era outra, salvo raríssimas exceções. Como me disse um deputado importante de outro estado: Antigamente era a maioria de gente séria e alguns poucos picaretas, hoje são poucos sérios e a maioria picareta.
O pior governo da história na minha visão é claro como a luz do sol e será julgado pela história no momento certo. Não é o governo do PT não, apesar de termos perdido grandes oportunidades nestes últimos 5 anos com Lula e PT. Na verdade ele herdou muito, coisas boas e ruins.

2-) Previsões econômicas

Recentemente Alan Greenspan lançou A Era da Turbulência e Alvin Tofler a Riqueza Revolucionária.
Já falei sobre Greenspan, mas Tofler, para quem não conhece é um dos magos e gurus da economia. Escreveu o Choque do Futuro e A Terceira Onda.
O que me chamou atenção é sobre a chamada e a abordagem na questão da educação. Para ele “Infraestrutura mesmo é educação”. Concordo plenamente. Coréia da década de 80 e atual, Chile com 20 anos ininterruptos de prosperidade são a prova disso: Só caminharemos com investimentos em educação e tecnologia. Não vejo estas prioridades no Brasil, nem esta consciência, na verdade assistimos gastos públicos sem o resultado social esperado, salvo alguns programas como o Bolsa Família, mas que na minha visão traz mais problemas que soluções.
Assim como Peter Drucker, Milton Friedman e alguns outros próceres, estes dois vêem pregando que uma correção de rumo na economia global será inevitável e saudável ao mundo . As ferramentas de gestão são outras, vide crise da bolha imobiliária atual, mas mesmo assim todos deverão ficar espertos. Quem adivinhar o momento desta ruptura ficará bilionário. O Brasil e a Bolsa de Valores, recordes com mais recordes, virá à baixo quando a prosperidade mundial sofrer o baque e principalmente China ou EUA sofrerem queda na atividade e comprometer o carro chefe mundial que são as comodities. De todo jeito fica a mensagem de quase todos os gurus: Educação, Tecnologia geram prosperidade no médio e longo prazo e sempre haverá ciclos na economia mundial, é lei natural da economia. Isso é mais que previsão, é constatação com provas históricas.

Nenhum comentário: