segunda-feira, junho 04, 2007

Uma no cravo e outra na ferradura- 2


1- Em março, comércio cresce 1,1% em volume e 1,2% em receita - Clique e Veja - IBGE
O Consumo cresceu em todo país, em todas regiões. Na média o crescimento no primeiro trimestre foi de 11,8% em relação ao mesmo período em 2006.
No Norte e Nordeste, crescimento maior, de 17,2%. Sul e Centro Oeste, 11,3% e Sudeste, abaixo da média 10,5%, mas crescendo.
Os programas assistencialistas ajudam o consumo no Norte e Nordeste, e este ciclo virtuoso das exportações acaba aumentando vendas que na verdade "alavancam" o consumo. Mesmo com o dólar fraco e problemas em alguns setores, o país caminha bem. Poderia estar melhor, mas se olharmos o posta abaixo veremos porque não podemos e nem consiguiremos.



2-Empresas nacionais vivem "apagão" logístico - Clique e Veja - FolhaOnline
A nossa infra-estrutura tem problemas graves. As estradas estão em frangalhos, o frete sobe pressionado pela demanda motivada pelo crescimento. Nesta matéria aumento de 20%. A nossa situação ferroviária, fora o monopólio Vale em mineração, é sofrível e não existe. Nossos portos, custos altos e ineficiência, coisa de terceiro mundo. Energia? Com todo otimismo das autoridades, não podemos confiar. Dependemos do regime de águas, as licenças sofrem atrasos e o mercado assiste com preocupação. O Proinfa decola com furo de mais de 50% segundo alguns técnicos, eólica furo de 98%.
Não adianta correr agora o PAC vai amenizar um pouco este sofrimento, independente do resultado ser atingido. A mobilização do governo trará ganhos.
Acho que a questão energética passa pelas usinas nucleares, não vejo outra coisa. Insistirmos em Belo Monte, Santo Antônio e Jirau na Amazônia é furada.
Outra coisa: o preço é crescente, assim como o frete.



Nenhum comentário: