sábado, setembro 30, 2006

Manipulação de dados com pesquisa eleitoral?

1-)Será verdade?
Isso pode ser gravíssimo se provada a manipulação ou tentativa via pesquisas eleitorais.
Um atentado contra a democracia e a eleição.
Será que compaheiros tentam outra lambança?
Não deverá ser fato isolado se isso for mesmo verdade, outros institutos podem fazer parte da trama. Muita coincidência acontecer logo com o maior e mais conceituado.
As urnas amanhã falarão a verdade dos fatos!
Para a própria auto sobrevivência eles tem obrigação de acertar ou errar por pouco.
Sempre ouvi histórias deste tipo, mas me recuso a acreditar, ou me recusava?
Coluna do Claúdio Humberto hoje dia 30/09/2006.
Para ver mais clique no título.


30/09/2006 14:50
Ibope sob suspeita também na Paraíba

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba acatou ontem a representação com pedido de liminar impetrada pela Coligação Paraíba de Futuro, que solicitou a suspensão da pesquisa de opinião pública encomenda pela Rede Paraíba de Televisão ao Ibope que seria publicada neste final de semana. O relator, juiz eleitoral José Tarcísio, foi voto vencido. O Procurador Regional Eleitoral, José Guilherme Ferraz entendeu que na pesquisa havia indícios de irregularidades, tais como a falta de proporcionalidade do número de entrevistados com o número do eleitorado pertencente às regiões pesquisadas. Por exemplo: a pesquisa realizada na meso-região da Borborema onde existem 25 mil eleitores acima de 16 anos e apenas 14 pessoas foram entrevistas, quebrando assim, segundo Ferraz, a proporcionalidade. O mesmo caso foi constatado na região do Curimataú onde o eleitorado é o dobro - 158.420 pessoas - e somente 40 foram entrevistadas. A Corte Eleitoral decidiu acompanhar o voto do procurador, que solicitou a suspensão da publicação da pesquisa. Os advogados da Rede Paraíba de Televisão recorreram da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral.

30/09/2006 14:02
TRE-TO atesta: Ibope manipulou pesquisa

Em decisão rara, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins proibiu a divulgação de pesquisa do Ibope por entender que ficou comprovada a manipulação do resultado da pesquisa anterior, que apontava o favoritismo dos candidatos Marcelo Miranda (Governador) e Kátia Abreu (senadora). Segundo análise do relatório registrado no TRE, houve direcionamento na amostragem do público da pesquisa. O Ibope usou 46% dos questionários para pesquisar eleitores com 2º grau e de nível superior, o que não corresponde à realidade do Estado. Dados oficiais do TRE confirmam que o eleitorado do Estado é composto de apenas 13,25% da população têm 2º. grau completo e nível superior. Desta forma, o Ibope é eacusado de direcionar os resultados para favorecer o grupo do atual governador Marcelo Miranda, que enfrenta o ex-governador e fundador do Tocantins Siqueira Campos e seu filho, senador Eduardo Siqueira Campos, que é candidato à reeleição. A metodologia para a próxima pesquisa, que seria divulgada neste fim de semana, é ainda mais distorcida. Segundo o próprio Ibope, que já havia registrado no TRE data para divulgação de pesquisa, o universo pesquisado seria de 100% de entrevistados com nível superior, representando, mais uma vez, indício claro de favorecimento dos candidatos Miranda e Abreu.

Nenhum comentário: