1-)Agência S&P melhora “rating” do Brasil
A notícia deste dia é a melhoria do “rating” Brasil(antes BB-) agora BB.A Standard&Poor’s é uma agência que classifica riscos de países no longo prazo em moeda estrangeira.Isso na verdade funciona como uma projeção que deve ser seguida pelo mercado para se confirmar a previsão.
Evidente que o mercado não segue a risca estes indicadores apesar de toma-los como referência eventualmente. A melhora do Brasil não significa muito, só a euforia de melhorar. Ainda estamos longe (faltam 4 níveis para chegarmos a coisa de primeiro mundo e onde deveríamos estar).
A subida deve-se ao fato da dívida brasileira estar sem vinculação ou indexação ao dólar reduzindo assim a dependência externa.
Para falar a verdade pouca diferença faz a não ser que estivéssemos no “rating” A como o Chile ou A-como China e ainda BBB como México, Bulgária, Polônia, etc.
Estamos no mesmo patamar de Colômbia e Costa Rica.
Ainda continuo insistindo que o Brasil merece e deveria estar melhor pela potencialidade do país. O mercado brasileiro só perde(dentre os emergentes)para China e Índia e este potencial não tem sido explorado. Uma pena!
2-)Política esquenta na primeira semana de Março.
Agora a onça vai beber água.Serra dá sinais que quer uma unanimidade no PSDB que fatalmente não terá, e ai crescem as chances de Alkimim (minha tese).Lula na euforia de sua boa posição nas pesquisas prepara viagem para Londres(o que ele gosta mesmo de fazer), mas esquece-se que o lombo dele vai doer com as pancadas e ainda esqueletos no armário camuflados pelo carnaval.A oposição, como todos,se esbaldam no carnaval para enfim retomar a vida que finalmente volta ao norma dia 06/03.Ufa, já era tempo!
O Brasil voltou ao normal e preparem os corações para as definições que vêm por ai.Teremos algumas surpresas, mas a maioria do destino está traçado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário