1-) A desmoralização do congresso
O senador Tião Viana(PT-AC) alegou a inconstitucionalidade da CPI por ter ampliado seu foco de apuração, que é a atividade de bingos.Conseguiu suspender o depoimento do caseiro da residência ocupada pela "República de Ribeirão Preto".Ele quer o quer?Cercear a CPI ou acabar com ela?Esconder a verdade escancarada pelo depoimento de um jovem de 24 anos que "jura até a morte" as coisas que conta?
A coisa começou quando o congresso conseguiu na justiça a instalação da CPI.Onde já se viu políticos da situação não quererem criar uma CPI para investigar a questão escancarada de um funcionário do governo(Waldomiro Diniz) sendo flagrado pungando um contranventor?Querem esconder a verdade?
Agora o STF interfere abertamente no congresso com habeas corpus, preventivos ou não, e impedindo a quebra de sigilos pessoais de investigados e supostos envolvidos.Até impedir depoimento o STF conseguiu ontem.Trágico se não fosse cômico.
Ou o congresso muda a lei ou perde a essênia desta ferramenta e agora o impasse está criado.
Um poder interferindo em outro com chances de grave crise instucional para solução do impasse.
É melhor para de fazer CPI.A palhaçada é geral e o congresso está desmoralizado.
CPIs já foram muito úteis ao Brasil, mas agora parece que é o fim deste instrumento.Uma pena e mais uma vez o povo é quem perde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário