terça-feira, dezembro 13, 2005

13/12- Juros-Lula

1-)Lula pressiona Palocci a acelerar queda de juros - Manchete do Estado de Minas.

Ele deve estar achando que se baixar os juros melhora a economia rapidamente e consequentemente suas chances eleitorais ano que vem. Verdade. Lula não sabe é que para os efeitos serem sentidos no mercado precisa-se tempo. Quero dizer, mesmo que os juros caiam 0,5% nesta última reunião do COPOM teremos ainda a taxa maior do planeta. Com a inflação dentro das metas do BC para 2005 (5,7%) os juros precisam cair muito mais. Provavelmente uma medida agora seria sentida em 2007 ou no mais acelerado, no natal de 2006, epóca notória de expansão.
Dificilmente isso aconteceria a tempo de dar a Lula antes de outubro uma redução na sua rejeição. Claro que se o Brasil crescer ele terá mais chances. O tempo é que será curto. Continuo afirmando que ele não será candidato,mas torço para que ele acredite em chances eleitorais e promova crescimento e prosperidade no país.
Se ele promover a gastança pública poderá ter louros eleitorais apesar do tempo também ser escasso. Só não acredito, como já constatado, que o PT consiga gastar, bem e rápido. Ele programa e planeja, mas tem um longo caminho entre o empenho e realização da despesa. Tomará que eu esteja errado, a infraestrutura do Brasil precisa URGENTE de investimentos, a saúde e educação também.

Nenhum comentário: