quinta-feira, setembro 17, 2020

Bolsa de valores e mercado financeiro, quais são as projeções ?

 


Vamos lá. Já disse que se fosse pitonisa estaria operando em Wall Street. Não há como prever o futuro com certeza.

No mercado financeiro há como fazer projeções, não sem antes saber que fatores exógenos e comportamentais podem mudar tudo.

O mercado financeiro que movimenta o mundo, são as bolsas de valores, commodities, derivativos, etc.

O Brasil passa por um momento mágico para nosso mercado. Vou explicar porque e deixar aqui registrado.

Nos últimos 30 anos nunca tivemos juros baixos. Sempre vivemos na usura e na armadilha do rentismo.

Hoje com a Selic a 2% e a concorrência á máfia bancária, o mundo será melhor em breve para o setor produtivo, e isso quer dizer, para todo mundo. Gerar emprego e renda é a melhor forma de fazer justiça social. Oportunidades para todos e muito estudo e educação.

As ferramentas disponíveis no mercado, fruto da tecnologia, da inteligencia artificial são fantásticas, estou impressionado quando volto a este mundo agora. Volto porque participei muito nos anos 80. Uma das coisas que me arrependo na vida, foi ter saído do mercado, mas isso é passado e aprendi muito, coisa que vai me ajudar agora no meu retorno.

As reformas em curso no Brasil, administrativa, tributária e política (que ainda precisa ser melhorada, e muito) somadas aos juros baixos e o fim do rentismo, vão abrir uma grande janela pára o mercado financeiro.

Um detalhe: Bolsa não é jogo, não vive só de especuladores. Bolsas são formas de captação de recursos, proteção para os negócios, etc.

Sim, os especuladores são parte dela, eles movimentam os mercados e dão liquidez as bolsas. São pilares do negócio.

Olhem que dado impressionante.


Temos 1% da população operando no mercado financeiro. Nos EUA são 65%.

No Brasil, 0,3% das pessoas estão na cadeia, enquanto 0,29% investem na bolsa. Já nos Estados Unidos, 65% investem em ações e 0,73% estão presas. Veja este artigo.
 
Na verdade este número melhorou, quase dobrou em poucos anos recentes. Muito bom, mas falta muito ainda. Isso de deve em parte aos juros baixos, mas a tecnologia e a famosa disrupção tecnológica que sempre falo e sou fã, fazem o resto.

Hoje tem muita gente operando, ferramentas excelentes, informações a vontade e a meninada vai caminhando firme, usando a tecnologia e os estudos para ir ao mercado.

Um alerta. Não é para as pessoas se jogarem na Bolsa e mercado financeiro sem antes estudar muito ou buscar assessoria especializada. Fica a dica.

Não sei o futuro, mas os ventos são muito favoráveis.

Passando as reformas, imprescindíveis e necessárias ao Brasil, com a manutenção das taxas de juros baixas e a entrada de pessoas no mercado , aumento da demanda não só institucional, o mercado vai longe.

Quando? Não sei, não há como prever o futuro, não será tão demorado, mas fica aqui o registro . O MERCADO VAI BOMBAR.

Outra dica: O mercado anda em zig zag, ele precisa de idas e vindas para ganhar força. Não se assustem com as quedas, sempre foi assim.







Nenhum comentário: