Clique para aumentar a figura.
História das pandemias na humanidade: Clique e leia
Muito interessante, vale a leitura.
Outro ponto. A pandemia matará muitas pessoas de fome.
Clique na figura para aumentar.
Veja a matéria : How COVID-19 Could Worsen Global Food Insecurity
Pois é, como já disse várias vezes, a economia em depressão mata muito.
Não é escolha de Sofia, não é optar entre salvar vidas e a economia, é salvar ambas.
Vamos lá: Todo mundo quer ver o final do filme.
O mundo viveu várias crises de saúde, está não foi a primeira e nem será a última.
Temos muitas informações, são fontes diversas, algumas claramente querendo ver o circo pegar fogo.
Sem juízo de valor, de quem está certo ou errado. Não tenho conhecimento para opinar, mas escuto médicos amigos e confesso que fico mais confuso ainda.
O que eu tenho notado e quero deixar registrado aqui:
- No Brasil arrumamos além do vírus e do problema econômico, uma crise política. O presidente gosta de uma confusão, fato, e a mídia quer tocar lenha na fogueira.
- A mídia, especialmente a #globolixo, está insuportável. Só tragédia, mortes, sofrimento e alarmismo. Sim, alarmismo, porque por pior que esteja a situação, eles poderiam divulgar mais temas positivos. Isso anda causando pânico nas pessoas. Pânico na verdade. Não entendo porque.
- Números absolutamente discrepantes entre os estados, inclusive MG que sempre representa 10% do Brasil como referência.
- Aqui no Brasil politizaram o problema. O mundo inteiro se uniu e aqui querem aproveitar o problema para derrubar o presidente. Isso é cada vez mais claro. Infelizmente.
- Ontem vi um debate entre o Osmar Terra e o Geraldo Alckmim. Muito bom por sinal, ambos médicos. Osmar Terra virou o porta voz da corrente que diz que não há evidência científica da eficácia da quarentena. Geraldo Alckmim na linha de seguir a ciência e a onda da cautela, que não deixa de estar certo.
- Vamos lá colocar alguns pontos de Osmar Terra que no final do filme saberemos quem é quem.
- A OMS não é dona da verdade, segundo ele, tem viés político (isso é claro para mim) e já cometeu vários erros, isso é fato também.
- Ainda segundo ele, não há evidência científica, nenhum trabalho confirmando a teoria da quarentena como a solução do problema.
- Osmar Terra diz que ua universidade de Londres, Imperial College, é que lançou as teorias e os modelos para enfrentamento da crise. Eu coloco as palavras, "efeito manada" de parte da comunidade científica e da mídia. Projeções alarmantes que já mudaram várias vezes.
- Osmar Terra diz que já enfrentou outras epidemias como secretário da saúde do RS e para ele esta é igual as outras.
- Segundo ele, em sete semanas teremos a ascensão, o pico e a queda. Como todas, mesmo com com o alto grau de contágio e a letalidade que não é das piores. Nestes links que coloquei acima podemos confirmar isso.
- O números de mortes ainda é incógnita para mim como venho acompanhando nos registros civis. Ontem escutei que os números são defasados. Ok, mas no final do filme veremos, afinal s mortes todas pelo Covid são mesmo pelo vírus ou por outros "primos" dele? São vários vírus respiratórios e matam muito, no Brasil e no mundo. A conferir a estatística no final deste ano. Ainda não consegui entender, mas não vou dar opinião porque não entendo nada de medicina.
- Osmar Terra defende que com ou sem quarentena as pessoas serão infectadas e precisamos chegar logo a tal imunidade de rebanho. Tomara que ele esteja certo, mas o estrago na economia está feito.
- 12.000 mortes até hoje é muita coisa, mas se os números tiverem com algum problema? A economia já sofreu o abalo, temos que começar a contar os desempregados, as empresas fechadas. Segundo alguns historiadores esta crise em número de desempregados já superou a crise pós 29 e a II Guerra mundial. Muito triste.
O que podemos dizer, confesso que estou confuso sobre tudo, e com medo:
No final do filme veremos quem está certo e errado com certeza. Se existe fraude epidemiológica, como já ouvi, erros acadêmicos ou uma conspiração política, já ouvi também, saberemos.
Vão continuar a tentar jogar o problema para Bolsonaro e quem sabe até tentar o impeachment dele.
A economia vai cair muito, já estamos falando em 5% de queda do PIB aqui, pode piorar.
A recuperação em 2021 e 2022 ditará os rumos da bússola política, mas a imprevisibilidade é grande. Podemos sair rápido ou devagar.
A conferir no final: A teoria de Osmar Terra das sete semanas é real? Alguém será pego na mentira. Podem apostar.
: