sábado, maio 20, 2017

Renuncia Temer, o Brasil não pode parar agora.


Não dá mais. Infelizmente.
O Brasil precisa consertar o estrago populista e estávamos indo lentamente para recuperação.
A situação política se agrava com a delação da JBS.
Aécio, Lula e Dilma estão fora, precificados pelo mercado e liquidados, mas Temer não, a situação dele impacta muita coisa.
Não tinha achado nada demais nas gravações, mas quando vi a sequência  com filmagem e gravaçao do seu assessor deputado e supostamente preposto, não deu para aliviar. Temer está moribundo politicamente.
Por mais que as gravações tenham sofrido edição, e parece que sofreram com um erro infantil da PGR e STF de não averiguar, isso só alivia a barra dele juridicamente, pode aliviar.
Politicamente ele está na UTI.
Temer vinha conduzindo as coisas, mesmo com baixa popularidade, mas freou no seu passado.
Agora já deu.
Erros crassos em receber na calada da noite um empresário investigado, indiciado e enrolado não e nada republicano, mas talvez o seu passado corrobore a sua boa vontade com ele.
Editorial do Globo pede a Renúncia- Faço dele minhas palavras - Clique e leia

Pela primeira vez na nossa história um presidente é investigado com autorização do STF. Só isso seria suficiente para justificar o pedido de renúncia dele.
Como falo muitas vezes, na política a versão muitas vezes é muito mais importante do que os fatos. A realidade dos fatos com provas, gravações e filmagens e mortal.

O Brasil precisa seguir o rumo com as reformas que agora estão comprometidas. Não há como negar.

Os escândalos e o que muitos chamam de imponderável da Lava Jato continuam fazendo estragos, mas infelizmente a guerra das torcidas continua, principalmente pelos vermelhos da CUT e afins.
O chamado pelas diretas é legitimo, mas na prática é sonho. O máximo seria uma antecipação da eleição e que depende do congresso com 2/3 do membros.
Em 1961 quando Jânio renunciou e os militares vetaram a posse de Jango, o congresso fez em poucos dias a emenda que implantou o parlamentarismo. Deus certo pelo impasse do momento, mas não durou muito. Meu próximo livro conto estas histórias e outras mais.
O Congresso pode antecipar a eleição , e hoje é muito plausível, até na luta de sobrevivência de Temer.
Se obedecida a CF a eleição com a provável queda de Temer será indireta e ai mora outro problema:
Quem será eleito?
Algumas considerações sobre esta possível eleição:

  1. Não precisa ser necessariamente congressista
  2. Não existe regulamentação ainda e o congresso precisa fazer isso rápido.
  3. A eleição indireta será por maioria absoluta em primeiro escrutínio e se não atingida, mais duas chamadas (se necessárias) de votos já com maioria simples.
Nomes falados hoje: FHC, Nelson Jobim, Henrique Meirelles, Carmem Lúcia e outros que não teriam tanta notoriedade e muito menos chances.
Acho muito pouco provável, mas não impossível que seja um membro do congresso. O desgaste deles é enorme e a delação da JBS agravou isso.

Gosto de deixar registrada aqui previsões, na verdade palpites porque se tivesse bola de cristal estaria operando na bolsa de Wall Street e não aqui.
  1. Temer não se sustenta, infelizmente. Quanto tempo dura? Será rápida a saída dele.
  2. Nome como Henrique Meirelles seria ótimo, mas a esquerda rejeitará. Ele passou incólume por todo vendaval e pode ser o tocador das mudanças necessárias e em curso.
  3. O nome da Carmem Lúcia cresce muito e apostaria nela hoje. O consenso e sua figura de magistrada ajuda neste momento em que mesmo não tendo a participação da opinião pública diretamente, ela pode e deve pesar. Carmem Lúcia transmitirá confiança, eu acho.
  4. Outros nomes serão colocados, FHC e Nelson Jobim têm transito político e podem surpreender.
Estamos virando uma página, não me canso de dizer. Dolorida e assustadora, mas real e necessária.
Não existem complôs, acho que as coisas caminham como devem e convém. Uma geração de procuradores, delegados e juízes competentes e idealistas fazem sua parte, como devem fazer.
Uma grande aliada nesta mudança toda é a tecnologia.
A maravilha da interação em tempo real e velocidade da informação não deixam as coisas escondidas ou embaixo do tapete por muito tempo.
Vamos esperar o que acontecerá, agora estamos neste nevoeiro de dúvidas e incertezas, mas com uma certeza pelo menos. O Brasil está mudando e será para melhor. #prontofalei

Nenhum comentário: