Pois é, Trump surpreende muitos e vence a eleição.
Os institutos de pesquisas, as casas de apostas, vários analistas políticos e grande parte da mídia, a grande maioria da mídia, todos erraram.
Trump teve uma vitória maiúscula. Parabéns a ele e só nos resta agora torcer para que seja um bom presidente, a locomotiva mundial afeta a todos nós se andar fora dos trilhos da prosperidade, da esperança, liberdade e força das instituições americana.
Vamos lá, algumas considerações:
- Obama vinha de 2 mandatos, a alternância do poder é praxe na história americana, desde FDR nos anos 40 não havia um partido conseguido 3 termos seguidos.
- Obama tem 50% de popularidade, mas os EUA, mesmo tendo se recuperado da grave crise econômica de 2008, ainda não chegou nos patamares anteriores a crise.
- Alguns estados como Michigan estão devastados pela desindustrialização, que é fenômeno mundial.
- Hilary era péssima candidata com rejeição alta e muitas acusações sobre ela.
- Em artigo de Elio Gaspari, li sobre a sucessão de dinastias familiares Busch e Clinton, e o povo ou parte dele deve ter se cansado disso.
- Trump, um out sider ou candidato fora do meio político tradicional derrotou muitas forças tradicionais. O discurso anti político ajudou, como foi aqui no Brasil na eleição deste ano.
- Trump é empresário e pode ser louco, mas não rasga dinheiro. Tem sim experiência e pode ser um grande presidente se escolher bem uma equipe e andar nas linhas da racionalidade.
- Muito da sua retórica de campanha com os muros e destruição da alca, protecionismo, etc. não encontram reflexo na realidade e ele vai ver isso em breve.
- Existe uma onda nacionalista mundial, isso acontece na Europa e nos EUA foi mais uma mostra. Pode ser bom ou ruim, mas para mim não passa de uma onda de um ciclo. O Mundo é outro e mesmo tendo riscos, não podemos comparar isso a onda dos anos 30 que criou Hitler e outros insanos ditadores.
- A eleição dele não será o fim do mundo. Assim como não foi o Brexi, Haverá sim uns dias de tumulto e turbulência no mercado financeiro, mas tudo voltará ao normal.
- Esta onda de dizer que republicano vai fazer guerra, gosta de guerra é bow Shit, Trump derrotou toda cúpula republicana e o mundo não é palco para mais guerras. Ele pode partir para cima do EI, mas este já deverá estar derrotado. Trump pode ser doido, mas não rasga dinheiro.
Temos que rezar e torcer para Trump agora. Ele fez um primeiro discurso conciliador, como convém a um líder e precisa unir a América que teve embates grandes nesta eleição, mas as feridas se curam com certeza.
Não temo Trump. A sociedade americana, as fortes instituições e a liberdade vão garantia a rota da racionalidade para Trump. Serão Guardiãs da liberdade e da democracia e guiaram Trump pelo caminho da prosperidade e serenidade.
Espero estar certo.
God bless América.
Nenhum comentário:
Postar um comentário