domingo, outubro 26, 2014

Hoje 26 de outubro de 2014 - Eleição que mudará o rumo deste país ou não. O Brasil já é outro.


Fiz questão de mostrar este gráfico do Datafolha para mostrar que ele inverteu a tendência que dava desvantagem a Aécio.

Não existe prognóstico ainda, esta eleição é imprevisível.
Algumas pesquisas e trekings mostram Aécio na frente. Datafolha e Ibope mostram Dilma, mas na última e a mais relevante, eu acho,mostram  a reversão da tendência.
Isto é/ Sensus que sempre mostrou Aécio na frente mostra um acirramento na reta final e a redução desta vantagem, mas ainda com vantagem para Aécio.

Eu ando tentando entender as pesquisas, muitas controvérsias, como esta aqui. Clique e leia
Distorção na amostragem alterou resultados no Datafolha e Ibope.

Hoje é a pesquisa final e verdadeira.

Se Aécio ganhar não será por culpa da Veja como querem alguns inferir e acusar a revista de desserviço ao PT. Ela fez uma serviço a nação.

Nem o debate da Globo. Se Aécio ganhar será porque é mais preparado. Ele representa a mudança que 70% do povo quer. Ele fez uma campanha limpa, sob ataques pessoais, calúnias e difamação, mas levou como estatista que é. Com o espírito das montanhas mineiras e a escola pessedista do seu avô, enfrentou com coragem a campanha.

Dilma e o PT orientados por um marqueteiro questionável, principalmente pela ética e moral de sua estratégia, mostrou muita falácia e sofisma, o Brasil da propaganda do PT não é a realidade e  muitos perceberam isso vendo a mentira como marca.
Dilma seguiu um script do marqueteiro, a ponto de ir para debates para criar o cenário de seus programas eleitorais,
Lula, ensandecido, vamos deixar neste eufemismo aqui, atacou Aécio de todas as formas. A estratégia parecia ser: Lula ataca e Dilma fica quieta. Há uma lenda que eleitor não gosta de baixaria em campanha.

E os números finais?
Não sou pitonisa, mas acho que Aécio ganha. Sou eleitor dele, assumido, e confesso que me preocupou as penúltimas pesquisas do Ibope e Datafolha, mas estas últimas me animaram.
Informações de boas fontes me dão também um alento para a vitória.
Alternância de poder é crucial para qualquer democracia e para uma república (as instituições) agonizante como a nossa.
Acho que Aécio ganhar com uma diferença entre 2,5 milhões e 5 milhões de votos. Espero estar certo.

Senão, vamos nos unir para tocar o país que enfrentará nuvens negras em 2015 e 2016.
Crise econômica de baixo crescimento e ameaça de inflação, desemprego que deve bater já nas famílias, falta de credibilidade e maquiagem das contas que precisarão ser consertadas.

Prevejo, infelizmente, um ano de crise política e institucional, com até possibilidade de pedido de impeachment de Dilma. Por muito menos Collor foi cassado.
Claro que precisa tudo ser confirmado e provado, as instituições precisam ser fortes e funcionar, doa a quem doer.Golpe de verdade será a omissão dos políticos e das instituições  frente a este quadro tão grave.
O Brasil já é outro. Aécio se consolida como líder, de oposição ou situação no caso da esperada vitória dele. Ele sabe articular e mostrou sua força de unir o país contra o governo.
2015 vai ser ruim, mas pode ser muito pior do que imaginamos.
Aécio será presidente. Se não agora, é questão de tempo, e não será muito.

Nenhum comentário: