segunda-feira, outubro 27, 2014

O Retrato da derrota de Aécio Neves em 2014

Acabou. Resultado proclamado só falta agora esquecermos das disputas partidárias e pensarmos na nação. Temos problemas muito sérios para enfrentar e mesmo a oposição será consciente disso, tenho certeza.

Apuração primeiro turno completa: Clique aqui

Apuração segundo turno completa: clique aqui

Final
Aécio    51.041.155
Dilma    54.501.118
Diferença      3.459.963
Real      1.729.982


Algumas considerações sobre a eleição:

  1. Achei que Aécio ganharia por uma diferença pequena, errei. Aliás bola de cristal não existe e mesmo as pesquisas últimas retrataram a acirrada disputa.
  2. Fato curioso que soube só hoje. Aqui em MG o pessoal de Aécio chegou a receber notícias de que venceria. Liderou grande parte da votação com boa margem, mas quando chegou NE, PE e MG e N, acabou as esperanças. As urnas não mentem. 
  3. Aécio perdeu pela diferença de 3.340.000 absolutos e 1.730,000 reais, porque se ele tivesse conseguido este número teria tirado de Dilma.
  4. O Brasil está dividido ( 52% x 48%) . Não vou entrar no mérito das regiões onde cada um ganhou e perdeu,deixo para os sociólogos, mas podemos inferir e concluir muita coisa. A principal delas é que aonde o  governo é grande e forte e a sociedade dependente dele, Dilma ganhou, aonde a sociedade é maior do que o governo e menos dependente, Aécio ganhou. Isso mostra o retrato deste país. No Nordeste a votação de Dilma foi acima de 65% x 35%, e podemos inferir que se antes existia uma "indústria" da seca, explorada pelos "coronéis", hoje existe a "indústria" do Bolsa Família, explorada pelos "novos coronéis", muitos travestidos de socialistas de araque. 
  5. Abstenção de 30 milhões de votos é triste. Quase 25% (somando branco e nulo), ou um quarto dos eleitores não se manifestou.
  6. Aécio perdeu a eleição em MG e PE. Se tivesse performado melhor nestes dois estados teria obtido estes 1.730.000 que me refiro aqui.
  7. Aécio teve em média 73% dos votos de Marina no primeiro turno. Ganhou no AC, terra dela,mas não conseguiu a mesma coisa em PE, onde conseguiu 63%. Podemos considerar que Lula e o PT são fortes no NE todo, é explicável.
  8. No Norte Aécio ganhou em alguns estados e perdeu em outros. Era esperado.
  9. No NE perdeu em todos, e muito forte com surra de 65% x 35% e até mais.
  10. Aécio ganhou no S e CO. SP e PR brilharam e deram uma grande vitória a ele, na verdade acho que é o voto anti PT.  SP foi 64% x 36% pro Aécio e PR 60% x 40%. Bela vitória.
  11. No Rio ele até se saiu bem, mas poderia ter ido melhor. Acabou 55% x 45% pro Dilma.
  12. Olhem este quadro da votação de Aécio, Dilma e Marina em MG e PE: 




Primeiro turno Segundo Turno
MG PE MG PE
Aécio            4.414.452       284.771 Aécio             5.428.821      1.459.266
Dilma            4.829.513    2.126.491 Dilma             5.979.422      3.438.165
Marina            1.554.511    2.310.700

Agora é enfrentar 2015.

Temos problemas sérios.

Vamos tentar listar aqui alguns:

  1. Baixo crescimento econômico, recessão técnica já confirmada. Isso desaguará em desemprego e problemas sociais.
  2. Inflação pressionando forte, com o dilema de que a taxa de juro como ferramenta pode atrapalhar o crescimento necessário.
  3. Contas públicas estouradas, como maquiagem de números e endividamento crescente, tanto externa como internamente.
  4. Infraestrutura e custo Brasil precisam ser melhorados, já passou da hora.
  5. Reforma tributária , promessa de campanha
  6. Reforma política, promessa de campanha, mas sem ser por plebiscito, o povo não tem como opinar nisso, convenhamos.
  7. Reforma do código penal e processual
  8. Melhorar a saúde e educação, que mesmo na propaganda eles  mostraram só as flores,sabemos que temos mesmo são espinhos, e grandes e afiados. 
Sou patriota, tive meu lado, mas agora estou ao lado do Brasil. Vejo nuvens negras pela frente, crise econômica com certeza e política e institucional que parece se formar, mas somos maiores do que os políticos. Tenho fé e confiança neste país.

domingo, outubro 26, 2014

Hoje 26 de outubro de 2014 - Eleição que mudará o rumo deste país ou não. O Brasil já é outro.


Fiz questão de mostrar este gráfico do Datafolha para mostrar que ele inverteu a tendência que dava desvantagem a Aécio.

Não existe prognóstico ainda, esta eleição é imprevisível.
Algumas pesquisas e trekings mostram Aécio na frente. Datafolha e Ibope mostram Dilma, mas na última e a mais relevante, eu acho,mostram  a reversão da tendência.
Isto é/ Sensus que sempre mostrou Aécio na frente mostra um acirramento na reta final e a redução desta vantagem, mas ainda com vantagem para Aécio.

Eu ando tentando entender as pesquisas, muitas controvérsias, como esta aqui. Clique e leia
Distorção na amostragem alterou resultados no Datafolha e Ibope.

Hoje é a pesquisa final e verdadeira.

Se Aécio ganhar não será por culpa da Veja como querem alguns inferir e acusar a revista de desserviço ao PT. Ela fez uma serviço a nação.

Nem o debate da Globo. Se Aécio ganhar será porque é mais preparado. Ele representa a mudança que 70% do povo quer. Ele fez uma campanha limpa, sob ataques pessoais, calúnias e difamação, mas levou como estatista que é. Com o espírito das montanhas mineiras e a escola pessedista do seu avô, enfrentou com coragem a campanha.

Dilma e o PT orientados por um marqueteiro questionável, principalmente pela ética e moral de sua estratégia, mostrou muita falácia e sofisma, o Brasil da propaganda do PT não é a realidade e  muitos perceberam isso vendo a mentira como marca.
Dilma seguiu um script do marqueteiro, a ponto de ir para debates para criar o cenário de seus programas eleitorais,
Lula, ensandecido, vamos deixar neste eufemismo aqui, atacou Aécio de todas as formas. A estratégia parecia ser: Lula ataca e Dilma fica quieta. Há uma lenda que eleitor não gosta de baixaria em campanha.

E os números finais?
Não sou pitonisa, mas acho que Aécio ganha. Sou eleitor dele, assumido, e confesso que me preocupou as penúltimas pesquisas do Ibope e Datafolha, mas estas últimas me animaram.
Informações de boas fontes me dão também um alento para a vitória.
Alternância de poder é crucial para qualquer democracia e para uma república (as instituições) agonizante como a nossa.
Acho que Aécio ganhar com uma diferença entre 2,5 milhões e 5 milhões de votos. Espero estar certo.

Senão, vamos nos unir para tocar o país que enfrentará nuvens negras em 2015 e 2016.
Crise econômica de baixo crescimento e ameaça de inflação, desemprego que deve bater já nas famílias, falta de credibilidade e maquiagem das contas que precisarão ser consertadas.

Prevejo, infelizmente, um ano de crise política e institucional, com até possibilidade de pedido de impeachment de Dilma. Por muito menos Collor foi cassado.
Claro que precisa tudo ser confirmado e provado, as instituições precisam ser fortes e funcionar, doa a quem doer.Golpe de verdade será a omissão dos políticos e das instituições  frente a este quadro tão grave.
O Brasil já é outro. Aécio se consolida como líder, de oposição ou situação no caso da esperada vitória dele. Ele sabe articular e mostrou sua força de unir o país contra o governo.
2015 vai ser ruim, mas pode ser muito pior do que imaginamos.
Aécio será presidente. Se não agora, é questão de tempo, e não será muito.

quarta-feira, outubro 15, 2014

Estamos há 11 dias da eleição, e ai? O que podemos esperar?

No primeiro turno o resultado final pode ser visto aqui: Clique e leia

Em resumo: Dilma teve 41,59%, Aécio 33,55% e Marina 21,32%

Aécio surpreendeu e ultrapassou Marina de forma surpreendente para os institutos de pesquisa que conseguiram acertar a tendência da curva ascendente, mas não o número de votos.

Pesquisas inciadas no segundo turno colocam Aécio e Dilma em empate técnico, mas com vantagem numérica para Aécio (Data Folha e Ibope) o Vox Populi dá o empate, mas com Dilma na frente.

O Sensus deu Aécio 15 pontos na frente e com a observação de que Dilma com 46% de rejeição não deve ser reeleita.

Vamos ver, alguém vai errar feio.

Uma análise superficial mostra que se Aécio amealhar 70% dos votos de Marina, que já o apoiou, ele está eleito. As pesquisas mostram que ele já consegue 66%.

Aécio ganhou muito bem em SP 44% contra 25% de Dilma e Marina, o maior colégio eleitoral pode fazer a diferença.

Aécio perdeu em MG, aliás fato explorado com sofismas pelo PT. Ele teve 39%, Dilma 43% e Marina 14%. No RS a mesma coisa, Dilma ficou na frente com pequena margem. Destaco porque no segundo turno deve se reverter a vantagem a favor do Aécio nestes dois estados.

No Rio Aécio perdeu 36% Dilma, 31% Marina e 27% Aécio. Acho que ali as chances dele empatar ou mesmo virar são grandes.

Na Bahia, outro grande colégio, Dilma teve 61%, Aécio e Marina 18% cada. Ali Dilma deve manter a vantagem como nos outros estados do NE.

Pernambuco Marina teve 48%, Dilma 44% e Aécio 6%.  Ele deve melhorar muito com o apoio do PSB e da família Campos. Mantem a frente? Pode ser que não, mas ficará bem próximo de Dilma com certeza.

Paraná outro estado 50% Aécio, 33% Dilma e 14% Marina, Aécio deve ampliar bem, pesquisas indicam 70% x 30% a favor do Tucano, assim como no DF, já mensurado na pesquisa IBOPE.

A eleição será disputada, mas Aécio mantem o favoritismo, sabem porque:

  1. A rejeição ao PT e Dilma é maior do que 40% e segundo a lenda, candidato com este patamar de rejeição não ganha no segundo turno.
  2. Aécio saiu de 17% na semana final, para 34% na eleição e agora bate 50% contra 48% de Dilma (Data Folha e Ibope). 
  3. Enquanto Dilma cresce de 34% para 50%, Dilma cresceu de 42% para 48%, mostrando que tem teto devido a rejeição.
  4. Aécio deve ganhar nos principais colégios SP, PR, MG, RS (mesmo perdendo nestes 2 últimos deve virar com boa margem).
  5. A diferença que Dilma abre no N e NE pode não ser suficiente para superar a diferença que Aécio terá no S, SE e CO.
  6. Podemos inferir que o S e SE darão a vitória a Aécio? Foi o que sugeri há algum tempo.
Vamos esperar as próximas pesquisas e a verdadeira pesquisa, nas urnas dia 26/10.

É certo que independente de quem ganhe, o ano de 2015 será difícil e o Brasil precisará de união e muita força para superar os grabes problemas que enfrentaremos, agora com o fantasma da energia voltando a nos assustar.
Deus é brasileiro, espero. O ano será ruim, mas pode ser muito pior.