quinta-feira, agosto 14, 2014

Após a morte de Eduardo Campos, novos cenários.




Temendo Marina, PT cogita ‘volta, Lula’ de novo : Diário do Poder:

A verdade é só uma. Grande comoção e perplexidade de todo mundo político e da população de Pernambuco e do Brasil. Triste ver a perda de um pai de família de 49 anos, cinco filhos, cheio de sonhos e futuro promissor. Ele talvez não ganhasse a eleição deste ano, mas seria um forte "player" para as próximas eleições e poderia chegar a presidente. Ele tinha um viés esquerdista, talvez herdado do avô Miguel Arraes, mas era um cara lúcido e convivia com a iniciativa privada e o liberalismo. Não tenho detalhes, mas ele transformou Pernambuco demonstrando muita competência de gestão e empreendedorismo.
Presto minha solidariedade a família dele e de todos que perderam a vida.

E agora? Como ficam as coisas?
Acho que a comoção nacional pelos próximos dias, ou semanas podem interferir na eleição. Claro que Marina Silva deverá ser a candidata, o nome do vice deve ser Roberto Freire, tudo indica.

A pergunta que não se cala é se isso prejudica o PT ou o PSDB?
Vamos tentar inferir alguma coisa, mais por "felling" do que racionalidade, até porque até a próxima pesquisa já com o fato da morte dele e da nova candidata poderemos inferir de verdade.

Não existe consenso sobre o que deve acontecer, li muitas opiniões, mas nada conclusivo.
Meu sentimento:
1-) A chance de ter segundo turno agora é real. Eu sempre achei que teria, mas existia uma dúvida pelas pesquisas de alguns institutos. A tendência era ter, mas sem certeza, agora não temos mais dúvidas.
2-) Ela dará um tom oposicionista mais duro do que de Eduardo Campo, é o que tudo indica e prevem alguns analistas. Nesta linha tira votos do Aécio.
3-) Segundo o Diário do Poder, o PT teme Marina, tanto que impediu a criação da REDE, ou fez tudo para impedir.
4-) A matéria fala de volta Lula. Acho impossível. Dilma não vai deixar barato e Lula não irá se aventurar. Como em política existe uma dinâmica e fatores exógenos (cansei de falar nisso) podem mudar as coisas. Eu não acredito que Lula volte, mesmo com o risco da Marina que eles enxergam.
5-) Como disse, é preciso ver as pesquisas com o novo cenário, mas na minha cabeça existe uma dúvida. Marina quando apresentada como candidata batia Aécio, será que mantém agora a mesma intenção de voto? Se ela mantiver, existe um grande risco de tirar o segundo turno de Aécio.
6-) A questão agora é saber se os 22% de Aécio estão consolidados como o candidato ou como o voto de protesto e o voto capaz de derrotar Dilma e o PT que tem alta rejeição.
7-) Eu posso quase garantir que no segundo turno Dilma e o PT serão derrotados. Não é futurologia, é pelo alto índice de rejeição de  35%, pela aprovação do governo de 32% e pelo sentimento e vontade de mudança de 70%.
8-) Quem irá? Aécio ou Marina? Agora eu tenho esta dúvida. Infelizmente.

Não gostaria que fosse assim e espero estar errado, mas podemos ter que escolher entre Dilma ou Marina.
Ainda tenho fé no Aécio, ele está preparado e articulado, fechou boas alianças, mas agora só com as pesquisas para saber o que deve acontecer. Detalhe, são 45 dias só. Tem tempo, mas não muito.

Nenhum comentário: