terça-feira, agosto 13, 2013

Desemprego? Brasil cria empregos nos setores menos produtivos. Estamos descendo a ladeira.

Além da ameaça inflacionária (ainda na faixa de 6%) e o baixo crescimento do PIB (projeção de 2,2% em 2013, mas acho que pode cair mais), temos agora uma situação que mostra que estamos andando de lado, ou quem sabe até recuando na economia.
Enquanto falamos de produtividade, tecnologia e educação como premissas de desenvolvimento e prosperidade o Brasil caminha em lado contrário.
A MELHOR FORMA DE JUSTIÇA SOCIAL É COM CRESCIMENTO E PROSPERIDADE, O RESTO É CONVERSA.

Saiu na revista EXAME e foi postado neste site. Clique e leia - Os dados de emprego são os poucos ainda positivos na economia. Mas nem tanto assim: agora criamos mais empregos nos setores menos produtivos do país.

Um trecho: OS DADOS OFICIAIS SOBRE O DESEMPREGO divulgados em julho mostram que o mercado de trabalho ainda é um setor de boas notícias na economia brasileira. É verdade que o país não gera mais tantas vagas quanto no passado. O saldo de 658 000 postos do primeiro semestre representou metade da média do período nos melhores anos, como 2008 e 2010. Mas ainda é um dado positivo, sobretudo tendo em conta que o país assinala o terceiro ano consecutivo de crescimento econômico minguado é difícil achar quem creia em expansão acima de 2,5% em 2013. A taxa de desemprego subiu levemente, para 6% em junho. Mas, por ora, os analistas não estimam que o indicador dispare. Ao contrário, deve até recuar um pouco no fim do ano. Continuamos longe do cenário de europeus como a Espanha, onde o desemprego é de 26%, e melhor que os vizinhos Chile, com taxa de 6,4%, e Colômbia, com 9,4%. Apesar das boas notícias, por trás dessa situação invejável há uma realidade preocupante: o que tem segurado a robustez do mercado de trabalho é a nossa atávica baixa produtividade.

E ainda para piorar temos a geração NEM, NEM, NEM- Nem trabalha, Nem estuda e Nem busca emprego. Será alguma consequência do Bolsa Família?

Esta ai mais um a prova que estamos ladeira abaixo

Nenhum comentário: